Página inicial > Reitoria > ConectaIF 2022: Capacitações gratuitas para todos os públicos

ConectaIF 2022: Capacitações gratuitas para todos os públicos

Criado: Terça, 04 de Outubro de 2022, 17h04 | Publicado: Terça, 04 de Outubro de 2022, 17h04 | Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2022, 12h39 | Acessos: 2925

Após dois anos, o ConectaIF, Encontro de Educação Profissional, Científica e Tecnológica realizado pelo Instituto Federal de Brasília, acontece presencialmente de 17 a 21 de outubro, com centenas de atividades, todas gratuitas, e nas mais diversas áreas. São oficinas, mostras, workshops, rodas de conversa, protótipos de produtos, arte, cultura, palestras, competições, exposições em mais de 20 eventos simultâneos.

O evento, que recebeu mais de 30 mil pessoas na última edição, disponibilizará transporte gratuito da rodoviária até o IFB Campus Brasília.

O objetivo principal é fomentar o diálogo entre as várias ações desenvolvidas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, englobando a difusão de conhecimento com a participação efetiva de pesquisadores, professores e alunos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e da comunidade escolar do GDF e entorno; gestores; empresários; representantes de instituições parceiras; e público visitante.

Qualificação rápida

Entre as oportunidades destacam-se cursos rápidos e oficinas (Qualifc Express) em áreas gastronômicas, de sustentabilidade, saúde, inclusão, informática e produção de eventos. Confira algumas: “Oficina de E.V.A: Criação de Recursos Pedagógicos para Educação Infantil”, “Produzindo Conteúdo pelo Celular”, “Projeto Mandala: práticas sustentáveis e de educação ambiental através de metodologias ativas”, “Oficina de Cerimonial Universitário”, “Plantas alimentícias não convencionais (PANCS) e suas possibilidades na gastronomia”, “Sommelier de farinha de mandioca”, “Flores em você –  Oficina de flores comestíveis”, “Treinamento Básico em Power BI para Gestão de Empresas”, “Oficina de Leitura Crítica de Textos e Intertextos”, “Nem todo café é igual: introdução ao universo dos cafés especiais”, “Microtécnica Vegetal: Confecção de lâminas temporárias com amostras botânicas” e “Oficina de Escrita Criativa Instrumental”.

Conexão mundo do trabalho

O mundo corporativo e do trabalho terão espaço na comunidade acadêmica para mostrar as estratégias adotadas para ganhar mercado e atrair talentos. Serão ofertadas palestras e minicursos com as mais diversas temáticas que envolvem esse universo, como: “Sintática: Como comecei minha startup”, “MEI: Que bicho é esse?”, “Profissões do Futuro – Sebrae”, “As softs skills como ferramenta de gestão e de desenvolvimento pessoal”, “Oficina de design thinking e robótica”, “Gerenciando projetos ágeis: a experiência do BrB”, “Edição de vídeos com o reels”, “GLOBO SIM: A revolução disruptiva da Rede Globo para conquistar pequenos e médios anunciantes”, “Quero abrir uma strartup. Como começar?”, “Finanças pessoais para micro e pequenos empreendedores”, “Como tirar o aplicativo do papel?”, “Empreendedorismo e Processos Decisórios” e “Empreendedorismo Sustentável: Transformando ideias em oportunidades”.

Temáticas atuais

Na série de Rodas de Conversa passaram temas como Migrantes e Refugiados, Protagonismo Juvenil, Qualidade de Vida, Internet e Proteção de Dados Pessoais e outros.

Sustentabilidade

Agregando a temática da programação nacional do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB): "Coletivo e Comunidade", a Semana Lixo Zero IFB também fará parte da programação do Conecta IF. O evento contará com rodas de conversas, palestras, apresentação de startups  e visitas técnicas em locais que realizam com sucesso projetos de biodigestor, compostagem, meta Lixo Zero e transformação de garrafas pet. Durante o evento, o IFB Campus Brasília, que recebe o evento, também estará coletando  resíduos eletrônicos  como computadores, eletrodomésticos, cabos, celulares, baterias, mouses e tudo que liga na tomada. Este material será doado para a organização Programando o Futuro.

De 17 a 21 de outubro

Local: IFB Campus Brasília –  Via L2 Norte, SGAN 610

Haverá ônibus gratuito da Rodoviária do Plano Piloto para o IFB Campus Brasília, localizado na L2 Norte (610). A saída acontecerá das 8h às 17h, de meia em meia hora.

O ConectaIF tem muito mais, e o evento é aberto à população do Distrito Federal. Faça a sua inscrição aqui.

Mais informações: conectaif.ifb.edu.br