Página inicial > Reitoria > Mais 3 campi do IFB aderem ao Programa Mulheres Mil. Serão 500 vagas em 2012

Mais 3 campi do IFB aderem ao Programa Mulheres Mil. Serão 500 vagas em 2012

Criado: Sexta, 04 de Mai de 2012, 11h17 | Publicado: Sexta, 04 de Mai de 2012, 11h17 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2045

A pró-reitora de Extensão do IFB, Salete Moreira, informou nesta sexta-feira, 4 de maio, que mais três campi do Instituto Federal de Brasília já aderiram ao Programa Mulheres Mil. De acordo com asEstudantes do Programa Mulheres Mil do Campus Taguatinga Centro, já implantado. informações publicadas na Chamada Pública que definiu quais unidades de institutos federais ingressam no programa em 2012, os campi Planaltina, Taguatinga e Riacho Fundo passam a integrar o projeto este ano e devem atender, ao todo, 300 mulheres, 100 em cada unidade.

Atualmente o IFB já oferece 200 vagas para mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio do Programa Mulheres Mil. Esse atendimento atual é feito nos campi Taguatinga Centro e Gama e vai continuar, com a renovação da parceria entre essas duas escolas e o Ministério da Educação (MEC).

Assim, ressalta Salete, o IFB passa a atender, já em 2012, 500 estudantes neste projeto e a meta é que até 2014 o Instituto esteja ofertando mil vagas, por ano, nesse Programa. Essa expansão da oferta ocorrerá com a adesão de todos os campi do IFB ao Programa Mulheres Mil. Atualmente o Instituto têm 10 unidades.

Próximas ações
O próximo passo na adesão dos três novos campi é a capacitação dos gestores dos projetos em cada uma das unidades. Caberá à Secretária Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) ofertar os cursos de formação para estes servidores.

Após essa etapa, começa o processo seletivo das alunas. Os campi farão um levantamento das estudantes que estejam em sua área territorial de atuação e que vivam em situação de vulnerabilidade social, em seguida incia um diálogo com essas comunidades, após essa interação entre a Instituição e as mulheres, ocorre a seleção. Só depois de selecionadas as alunas é que se define qual curso será ofertado, levando-se em conta a estrutura do IFB e a necessidade das atendidas.

Em alguns casos, se o campus gestor do projeto não tiver estrutura completa para ofertar o curso demandado, são feitas parcerias com outras unidades do Instituto. Os dois campi que ofertam vagas pelo Programa Mulheres Mil atualmente já trabalham com parcerias que vão desde empréstimo de ônibus para transporte de estudantes até a disponibilização de laboratórios de um campus a outro.

Quem será atendido
Segundo a pró-reitora de Extensão, o Campus Planaltina já informou em qual comunidade vai implantar o Mulheres Mil. As moradoras do Assentamento Rural Pequeno Willian e outras mulheres da área Espaço do Campus Planaltina usado em evento com a ex-ministra Marina Silva. Os espaços deste Campus vão atender ao Programa Mulheres Mil.rural no entorno do Campus devem ser priorizadas. O Campus Planaltina está voltado para o ensino, a pesquisa e a extensão nas áreas de Produção Alimentícia e também Recursos Naturais, tendo atualmente cursos como os técnicos em Agropecuária e Agroindústria e o Tecnólogo em Agroecologia.

Os campi Taguatinga e Riacho Fundo não informaram ainda quais comunidades serão atendidas. Essa definição pode ocorrer a partir do curso de capacitação dos gestores.

Devem compor a equipe do Programa Mulheres Mil os seguintes servidores - Campus Planaltina: Heloísa Alves Sousa Falcão e Carlos Cristiano Oliveira de Faria Almeida. Campus Riacho Fundo: Maria Rosa de Deus Sousa e Pedro Martins de Almeida Neto. Campus Taguatinga: Moema Carvalho Lima e Camila Rodrigues da Fonseca.