Página inicial > Reitoria > Representantes do Niagara College encerram visita reunindo-se com gestores do IFB

Criado: Segunda, 07 de Mai de 2012, 12h00 | Publicado: Segunda, 07 de Mai de 2012, 12h00 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1420

Quatro representantes do Instituto Canadense Niagara College estiveram na capital, na última semana, realizando uma série de atividades referentes à parceria iniciada com o Instituto Federal de Brasília (IFB). A última ação do grupo foi uma reunião, realizada no final da tarde de sexta-feira, 4 de maio, no Campus Brasília.

No encontro, estiveram presentes pró-reitores, diretores-gerais e coordenadores de ensino, pesquisa e extensão dos campi. Na reunião, os representantes canadenses tiveram oportunidade de apresentar a instituição aos colegas brasileiros e falar sobre as possibilidades que estão se abrindo decorrentes da parceria.

Essa foi a segunda ação da equipe em Brasília. Na quarta e quinta-feira, os representantes participaram de um workshop, no Campus Taguatinga Centro, com servidores da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e de institutos federais de nove estados brasileiros.

Parceria

O Niagara College, que está iniciando uma nova área estratégica de pesquisa aplicada em Inovação Social, está vindo ao Brasil em busca de experiências positivas na área para desenvolvimento da metodologia a ser utilizada na pesquisa.

Os dois grandes projetos brasileiros que estão sendo analisados pelos canadenses são o Mulheres Mil e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Segundo Natalee Tokar, gerente de pesquisa e inovação da instituição, a proposta é que a metodologia criada possa ultrapassar as barreiras dos dois países. “A metodologia que vai ser criada para essa pesquisa aplicada vai ser piloto para o programa Mulheres Mil, mas a intenção é que ela possa ser utilizada para outros programas de inclusão social, tanto aqui no Brasil como no mundo inteiro”.

Outra proposta da parceria é aumentar não só o intercâmbio entre os alunos, mas também a internacionalização por meio da pesquisa. A ideia, segundo os representantes do Niagara College, é aumentar o contato dos alunos da instituição com outras culturas, sendo, diretamente, com a ida dos estudantes a outros países, ou indiretamente, com o retorno desses estudantes e recebendo alunos estrangeiros no país.

O grupo de servidores do Niagara College já visitou, além de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Após a capital federal, parte da equipe seguiu para Manaus, Fortaleza e Salvador.