Página inicial > Reitoria > IFB participa de Mostra de Cinema sobre Dignidade Menstrual no Cine Brasília

IFB participa de Mostra de Cinema sobre Dignidade Menstrual no Cine Brasília

Criado: Quinta, 03 de Novembro de 2022, 16h04 | Publicado: Quinta, 03 de Novembro de 2022, 16h04 | Última atualização em Quinta, 03 de Novembro de 2022, 16h05 | Acessos: 516

O Instituto Federal de Brasília participa da 1º Mostra de Cinema: "Luz, Câmera, MenstruAÇÃO", organizada pelo Fundo de Populações das Nações Unidas. A abertura do festival acontece dia 8 de novembro, terça-feira, com sessões exclusivas para os estudantes dos dez campi do Instituto. Na programação serão apresentados doze filmes, entre os dias 8 e 9 de novembro, incluindo documentários, longas e curtas-metragens, de acervo nacional e internacional sob diferentes perspectivas em relação ao assunto.

A professora Paula Queiroz Dutra, Coordenadora de Políticas Inclusivas do IFB, participa das discussões após as exibições dos filmes, considerando sua experiência sobre a questão da menstruação no sistema de ensino - com ênfase em adolescências e juventudes, mas também para as demais faixas etárias. O projeto busca estimular o debate a respeito da Dignidade Menstrual, trazendo a um público amplo filmes ficcionais e documentais que abarcam as múltiplas abordagens, entendimentos e práticas a respeito da menstruação e os direitos das pessoas que menstruam. "É uma oportunidade ímpar para nossos estudantes visitarem um cinema histórico como o Cine Brasília, e refletirem sobre o impacto que a desigualdade de gênero tem na vida das pessoas que menstruam", explica a professora do IFB.

Confira a programação dos filmes, em anexo, em divulgação pelo Fundo de Populações das Nações Unidas.