Página inicial > Reitoria > Projeto Banheiro Sustentável é desenvolvido por estudantes do IFB

Projeto Banheiro Sustentável é desenvolvido por estudantes do IFB

Criado: Segunda, 07 de Novembro de 2022, 10h15 | Publicado: Segunda, 07 de Novembro de 2022, 10h15 | Última atualização em Quarta, 09 de Novembro de 2022, 07h28 | Acessos: 849

O projeto “Sonho de Banheiro” é uma iniciativa do curso de Edificações do Instituto Federal de Brasília/ Campus Samambaia, que surgiu de uma atividade pedagógica sobre os principais espaços residenciais na área de Construção Civil. Em uma conversa em sala de aula, na disciplina de Arquitetura e Engenharia, uma das estudantes do IFB  relatou que em sua casa não havia banheiro. Moradora da Estrutural, a estudante fez a turma refletir sobre o assunto e sobre a realidade na qual viviam muitas pessoas em sua comunidade.
Pensando nisso, as professoras do IFB: Joseleide Pereira da Silva Antunes e Lyssya Suellen Pereira da Silva reuniram os estudantes para se pensar em um banheiro que pudesse ser construído de forma mais econômica e sustentável no Distrito Federal.   Já que sempre são materiais de um modo geral, caros no uso da construção civil, principalmente incluindo o acabamento.
Em um primeiro momento foi iniciada essa pesquisa para tentar fazer um protótipo de todo o banheiro tipo “lego” com placas pré-moldadas e estrutura já dimensionadas. Em um segundo momento se pensou em fazer as instalações com alternativas sustentáveis – principalmente considerando o reuso da água em regiões sem acesso ainda a água canalizada. Então, professoras e estudantes elaboraram um sistema de captação de água com aproveitamento de água da chuva e um filtro sustentável – utilizando materiais naturais e acessíveis à população, como seixo e brita.
Ainda no laboratório do IFB/Campus foi feita a caracterização da chuva da água para identificar até o grau de coliformes encontrados para ser realmente reaproveitada. Durante o projeto também foi realizada pesquisa de campo, no qual a equipe de estudantes do IFB visitou escolas na região de Samambaia para fazer um levantamento de dados sobre o uso da água – foi feita uma cartilha educativa sobre essa temática para as crianças da Rede Pública do DF.
E para ter água quente no chuveiro foi construído um protótipo chamado “Poptherm”, estrutura que utiliza a parede da residência para aquecer o chuveiro. Com o objetivo de economizar a força de energia dando conforto térmico a casa – o protótipo funciona porque é feita uma recirculação de água que passa pela parede, sendo armazenada na residência e, diminuindo o consumo de energia, por meio de isolamento solar.
Dados técnicos
Os resultados indicam que o sistema de captação de energia, nas condições simuladas, é capaz de elevar a temperatura média da água no tanque de armazenamento em até 7°C. A performance do sistema pode reduzir o consumo elétrico voltado para o aquecimento de água em até 25% ao ano, o que significaria uma economia de aproximadamente R$850,00 (oitocentos e cinquenta reais) anuais em uma residência de 80m², com três moradores. Adicionalmente, houve uma redução de 1°C na temperatura interna da parede norte quando comparada a uma edificação similar sem o sistema de troca de calor. Isso é um indicativo de que o sistema pode ainda reduzir o consumo por condicionamento de ambiente. Já em desenvolvimento, a última etapa do projeto envolve o tratamento adequado do esgoto para que esses dejetos não contaminarem o solo e o lençol freático.

O projeto foi destaque no Bom Dia DF na Rede Globo.