Página inicial > Reitoria > Professor do IFB fala sobre matemática em um bar de São Paulo

Professor do IFB fala sobre matemática em um bar de São Paulo

Criado: Quinta, 10 de Novembro de 2022, 10h28 | Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2022, 10h28 | Última atualização em Quinta, 10 de Novembro de 2022, 10h29 | Acessos: 409
imagem sem descrição.

No último dia 7 de novembro, o professor do Instituto Federal de Brasília (IFB) falou de Matemática de uma forma um tanto diferente. Onde? Em um bar na cidade de São Paulo (SP). Isso mesmo, em um Bar.

Mateus Gianni Fonseca — docente da Licenciatura em Matemática do IFB Campus Estrutural e do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFB Campus Brasília e atual coordenador-geral de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino (PREN) — participou do evento de divulgação científica Pint of Science. Trata-se de um evento mundial que reuniu neste ano, entre os dias 7 e 9 de novembro, vários bares e pesquisadores por diferentes países. Só no Brasil, mais de 40 cidades participaram do evento nesta edição.

"É um evento importante, pois promove uma divulgação científica em um ambiente descontraído. Menos formal e mais convidativo", destaca o Mateus.

A fala do professor foi intitulada por "Matemática para além das contas" e em seu primeiro slide apresentou, inclusive, como a Matemática contribui para registrar no cardápio da cervejaria informações interessantes para um degustador de cerveja, como SRM, IBU e Teor Alcoólico. Além disso, o professor apresentou resultados de sua pesquisa de doutorado, na qual investigou uma metodologia para estimular a criatividade em matemática de estudantes do ensino médio.

"A professora Rosa Amélia, do IFB Campus Brasília e atual Diretora de Desenvolvimento de Ensino, e eu estamos idealizando ampliar a participação para o próximo ano. Seria interessante termos mais participantes do IFB no evento — e, em especial, aqui mesmo em Brasília. Estamos esperançosos. Um pint de cerveja e uma boa conversa científica - Saúde!"