Página inicial > Reitoria > Abertura do SERNEGRA intensifica debates na Semana da Consciência Negra

Abertura do SERNEGRA intensifica debates na Semana da Consciência Negra

Criado: Quinta, 17 de Novembro de 2022, 10h47 | Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2022, 10h47 | Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2022, 12h32 | Acessos: 704

Na tarde da última quarta-feira (16), foi dada a largada para o SERNEGRA edição 2022.

Abordando o tema “Negritude: olhares, vozes e territorialidades”, a 11ª edição do evento acontece no IFB Campus Brasília, na Asa Norte, até sexta-feira, 18 de novembro.

A solenidade de abertura realizada no auditório do Bloco C contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa do IFB, Giovanna Tedesco, na ocasião representando a reitora Luciana Massukado, do pró-reitor de Extensão Paulo Henrique Wanderley, da diretora-geral do IFB Campus Brasília, Patrícia Albuquerque, da coordenadora do evento Paula Balduíno, e do representante do Movimento Negro Unificado do DF e Entorno, Maurício Costa.

A gestora do campus, em seu discurso, afirmou que diversos estudantes, servidores e colegas se empenharam bastante para que o SERNEGRA 2022 ocorresse e também fez um histórico do evento, que teve início lá em 2012. “Eu fiquei emocionada hoje em recordar esse histórico, o SERNEGRA já foi um evento do Campus Brasília, se expandiu e hoje podemos dizer que é um evento de todos os institutos federais, de âmbito nacional e internacional. Estou muito feliz e lisonjeada por sermos anfitriões esse ano”, detalhou Patrícia.

Já Maurício Costa destacou a importância dos espaços de resistência e ocupação em eventos como o SERNEGRA. “Aqui, nós sentimos que podemos fazer uma construção diária de combate ao racismo. Lembrando que a luta por dignidade é contínua e tem sido muito difícil lidar com o racismo estrutural. O evento nasce desse incômodo e podemos transformar isso em força de movimento e transformação. Poder estar aqui hoje aquece o coração e nos dá esperança de um futuro melhor”, salientou.

O pró-reitor de Extensão acredita que o SERNEGRA é um lugar de luta e acolhimento. “Nós acreditamos que, somente com a institucionalização dentro do IFB, poderemos combater ainda mais o racismo, a violência de gênero ou contra as pessoas com deficiência. Nós queremos que o IFB seja esse espaço de acolhimento”, disse Paulo Wanderley.

A coordenadora Paula Balduíno ressaltou que o SERNEGRA acontece em um momento histórico para o Brasil de ocupar, resistir e produzir, uma energia de retomada. “Quero agradecer hoje a muitas pessoas que fizeram esse evento acontecer, especialmente o criador da identidade visual do evento, o Lucas, que faz parte da Diretoria de Comunicação do IFB”, concluiu.

Finalizando a mesa de abertura solene, Giovanna Tedesco defendeu que o IFB é um lugar propício para um evento como o SERNEGRA, que instiga e provoca um ambiente de manifestação e constante luta. “Esse é um assunto que deve ser falado e debatido sempre mais na nossa instituição. Desde 2019, estamos intensificando as ações e editais de inclusão no IFB, eu acredito que quanto mais a gente debate, mais a gente vai crescer. O IFB é local de acolhimento, de afeto e de defesa da nossa comunidade com inclusão”, finalizou a gestora.

Logo depois da abertura, uma mesa redonda discutiu o tema “Territórios Negros na Conexão Campo-Periferia” e teve intensa participação do público presente. O dia de atividades foi encerrado com o desfile de modas étnicas.

Dia da Consciência Negra

Vinte de novembro é dia de luta no Brasil, a data foi instituída para lembrar o combate ao racismo e desigualdade persistentes no nosso país em pleno século XXI. A data é o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares que representa a resistência à escravidão no Brasil. Sua morte simboliza a luta dos negros contra as opressões vivenciadas diariamente.

O SERNEGRA acontece justamente nesse período, trazendo debates muito importantes para a comunidade negra, como raça, etnia, elementos culturais e infância negra. As atividades seguem até sexta, 18 de novembro, e é possível se inscrever e participar gratuitamente. Para acessar a programação, clique AQUI.