Página inicial > Reitoria > Laboratório móvel do PRONATEC expande vagas no DF

Laboratório móvel do PRONATEC expande vagas no DF

Criado: Segunda, 14 de Mai de 2012, 16h28 | Publicado: Segunda, 14 de Mai de 2012, 16h28 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3017

O Instituto Federal de Brasília recebeu nesta segunda feira, dia 14.05, o primeiro dos quatro laboratórios móveis que utilizará no treinamento, qualificação e formação de alunos de cursos técnicos presenciais e a distância, informou o reitor, Wilson Conciani. “Temos 450 matrículas só no programa Mulheres na Construção Civil, no Campus Samambaia, em conjunto com a Sudeco/ Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste, alunos que utilizarão, de imediato, o laboratório móvel que recebemos”, explicou.

Os outros cursos e campi que deverão utilizar os equipamentos são:  Campus Planaltina, cursos em sistema de alternância em Padre Bernardo e Flores de Goiás; Campus Estrutural, curso Técnico em Mecânica de Automóveis, e Campus Samambaia, cursos a distância em Técnico em Segurança do Trabalho e FIC/Formação Inicial e Continuada em Sondador de Solos. Dos quatro laboratórios móveis previstos, três virão dos programas Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Profissional/ PRONATEC e do E-TEC Brasil, de ensino a distância. O outro será uma doação da SUDECO para incrementar o programa Mulheres na Construção Civil em outras áreas do DF.

Marcelo Pedra, representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC e diretor do E-TEC Brasil, explicou que o PRONATEC já garantiu 75 mil matrículas a distância, e que outras 150 mil serão alcançadas até o final de 2012. “Isto será possível pela expansão do programa, que disponibilizará mais 40 caminhões com laboratórios móveis até o final deste ano, em todo o País”. Os laboratórios permitem aulas práticas, e podem ser adaptados pelos Institutos, conforme as demandas dos cursos e dos campi, seja em cursos de engenharia ou de enfermagem, realizados de forma alternada.