Página inicial > Reitoria > Programação do IFB na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia anima público do evento

Criado: Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 16h11 | Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 16h11 | Última atualização em Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 16h36 | Acessos: 413

Os últimos dias da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) estão chegando. Em 4 de dezembro (domingo), encerram-se as atividades do Instituto Federal de Brasília (IFB) na SNCT. As oficinas gratuitas estão sendo ofertadas no estande do Ministério da Educação (MEC) e são abertas ao público externo. Mais de 30 ações interativas, dentre oficinas e projetos, estão sendo apresentadas à comunidade no evento, que acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

A pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Giovanna Tedesco, explica que a movimentação no estande do IFB está sendo muito boa. “Esta é a primeira edição da SNCT depois da pandemia, acredito que o volume de pessoas está bom e pessoas estão participando muito. Esse formato de oficinas simples, rápidas, interativas, deu muito certo, repetimos na SBPC e no Conecta e trouxemos agora para a SNCT”, detalhou Giovanna. Segundo ela, esse tipo de atividade ofertada no estande do IFB é bastante proveitoso. “As pessoas que participam aqui estão conhecendo um pouco do que é feito no IFB por meio de ações de curta duração, como as oficinas e ações práticas. Essa é uma maneira de se abrir para a comunidade, atrair pessoas a participar das nossas atividades, mostrando para o público o que nossos servidores fazem e o que é produzido nos nossos cursos”, completou.

A pró-reitora acredita que, para o IFB, a SNCT é uma oportunidade de interação com outras instituições ligadas à pesquisa e à ciência, além de proporcionar mais visibilidade junto à comunidade acadêmica e geral. “O mais importante de tudo é que esta também é uma semana de oportunidade para estudantes, pois eles estão ministrando e executando as atividades, discutindo resultados, apresentando seus projetos, se sentindo corresponsáveis”, disse Tedesco. Ela estima que cada oficina ofertada pelo IFB atendeu pelo menos 20 pessoas, o que dá um público em torno de 1200 pessoas ao longo da semana no estande do IFB.

O IFB levou à SNCT oficinas nas áreas de Gastronomia, Biologia, Vestuário, Tecnologia, entre outras atividades, todas gratuitas. Também está sendo disponibilizado para os participantes ônibus gratuito durante todos os dias do evento, basta se dirigir ao bolsão de estacionamento da Biblioteca Nacional. O transporte fará o trajeto circular rodoviária, ministério, pavilhão nos seguintes horários: 8h às 18h (segunda a sexta) e 9h às 18h (sábados e domingos).

A programação está recheada de atividades, confira a seguir:

PROGRAMAÇÃO SNCT 2022

9h - 12h30

13h30 - 17h

Sexta 02/12

Tecnologia de Alimentos

Horta do cerrado

Faça seu marcador de livro

Empreendedorismo On-line

Sábado 03/12

Vida de formigas: conhecendo seus segredos

Mini oficinas de tingimento natural e de técnicas de estamparia