Página inicial > Reitoria > Especial de Aniversário: 14 Anos IFB! Com a palavra, os Diretores de Ensino

Especial de Aniversário: 14 Anos IFB! Com a palavra, os Diretores de Ensino

Criado: Quinta, 29 de Dezembro de 2022, 08h00 | Publicado: Quinta, 29 de Dezembro de 2022, 08h00 | Última atualização em Quarta, 28 de Dezembro de 2022, 12h41 | Acessos: 840

Celebrando a data de 14 anos de Aniversário do Instituto Federal de Brasília, conversamos com dois professores, que atualmente estão na função de Diretor de Ensino, e que trabalham diariamente com os jovens estudantes em seus campi. Para saber melhor como é fazer parte das conquistas no IFB e desafios, Vinicius Machado dos Santos, do IFB Campus Planaltina e Aline Tireli, do IFB Campus Estrutural, contam em sua vivência como tem sido fazer parte dessa instituição.

Professor Vinícius Machado dos Santos / IFB Campus Planaltina

O Instituto Federal de Brasília completa 14 anos em dezembro. Imagine que o IFB, pela idade que completa, seja comparado com um de nossos alunos mais jovens, representando um adolescente que entra no Ensino Médio. Como você enxerga e percebe o amadurecimento do Instituto neste momento?

De fato o IFB é muito jovem. Gosto muito de refletir sobre a força que move esta Instituição. Temos o ímpeto de um jovem, porém postura e representatividade de uma instituição centenária. Cada ano, o IFB amadurece e semeia como um fruto, deixando marcas na comunidade do DF e da Rede Federal.

Aos 14 anos, o IFB ainda tem o frescor da juventude e uma certa rebeldia - do ponto de vista pedagógico quais as referências encontradas no Ensino aplicadas no nosso dia a dia?

O IFB, como uma instituição de ensino profissional, preza em seus cursos por atividades práticas ou com maior ênfase no aprendizado ligado ao mundo do trabalho. Temos consciência do enorme desafio de formar jovens para ambientes profissionais cada vez mais exigentes. Porém, nosso diferencial, em termos de práticas pedagógicas, é termos docentes que desenvolvem projetos de pesuisa, inovação e extensão atrelados às suas práticas de ensino, possibilitando ao nossos jovens o despertar para uma formação mais ampla e humana.

Quais as principais qualidades deste jovem IFB e como você percebe que esses benefícios impactam a população do DF?

O IFB tem diálogo aberto, direto, rápido e preciso com toda a comunidade do Distrito Federal. Como a maioria dos jovens, é destemido. Abre suas portas para sua comunidade, os acolhe e mostra o que tem de melhor. Assim, por onde passa, o IFB conquista novos olhares e novas amizades.

Quais os desafios do IFB sendo um jovem adolescente?

O IFB, como uma instituição jovem, precisa sempre olhar para sua missão e se apropriar da sua curta história em busca de um referencial para dar continuidade ao cumprimento do seu papel social.

Uma palavra ou frase que represente estes 14 anos do IFB:

Como sempre digo: "O Instituto Federal de Brasília é um lugar de oportunidades! Aqui os nossos estudantes podem chegar aonde eles quiserem.

Professora Aline Tireli - IFB Campus Estrutural

O Instituto Federal de Brasília Vem se desenvolvendo a cada vez mais, mesmo Em meio a tantas dificuldades que passamos nos últimos anos. A cada nova turma que é formada, o Instituto Federal prova sua importância e seu grande diferencial na área do ensino. Ainda temos muito que aprender, e sabendo disso não pausamos na nossa busca pelo amadurecimento institucional.

Aos 14 anos, o IFB ainda tem o frescor da juventude e uma certarebeldia - do ponto de vista pedagógico quais as referências encontradas no Ensino aplicadas no nosso dia a dia?

Diversas! Aqui no e IFB, tive acesso E liberdade as mais diversas e modernas práticas pedagógicas. Nossos alunos não Estudam apenas os conteúdos técnicos científicos necessários para suas formações, mas também têm acesso a questões importantes do momento, o que usar após sua formação como cidadãos e cidadãs. No IFB, Os docentes tem total liberdade para exercer sua prática pedagógica, utilizando ferramentas modernas para melhoria do ensino, como metodologias ativas, aulas experimentais, visitas técnicas e outros

O Instituto Federal de Brasília traz muita novidade para população do distrito federal, com sua educação diferenciada. São projetos de pesquisa que se tornam acessíveis a população, são projetos de extensão projetados para nossas comunidades, além dos diversos eventos que levamos nossos estudantes para aprender fazendo, além da sala de aula.

Quais os desafios do IFB sendo um jovem adolescente?

Acredito que o principal desafio do Instituto Federal, como um jovem adolescente, e se apresentar a toda comunidade do Distrito Federal. Isso vem acontecendo a cada ano, isso vem melhorando a cada turma que sai contando sua experiência durante o tempo em que foi estudante do Instituto Federal. Mas ainda podemos melhorar bastante nesse sentido.

Uma palavra ou frase que represente estes 14 anos do IFB:
“É preciso ter garra sempre”