ENEM abre inscrições
Estudantes do IFB interessados em participar da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem se inscrever desde as 10h de hoje, segunda-feira, 28.05, até as 23h59 de 15 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da federação, a partir das 13 horas (horário de Brasília). As primeiras provas serão no sábado: Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, dia 04.11, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer provas de Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Redação. O gabarito está previsto para o dia 7.11., e o resultado final, dia 28 de dezembro.
As inscrições para os alunos do IFB são grátis, pois o instituto é escola pública cadastrada no censo escolar da educação básica. O estudante deve informar isso, no ato de inscrição. Também estão isentos de pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.
SISU - A nota do Enem pode ser utilizada para que o participante ingresse em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também serve para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência Sem Fronteiras. Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo – secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais. A lista de instituições certificadoras encontra-se no edital do Enem 2012.
Mudanças - Entre as mudanças para a edição 2012, estão a correção da redação, que passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos.
Histórico – Em 2011, o Enem envolveu mais de 400 mil pessoas em sua realização, e as provas foram aplicadas em 140 mil salas de aula. Neste ano a logística de distribuição das provas, que ficará a cargo dos correios, terá 9.728 rotas. O Enem é o segundo maior exame do gênero, atrás apenas do realizado na China.
O Enem está inserido no conjunto de ações que pretendem melhorar o acesso e a permanência do estudante e a qualificação da educação superior brasileira. O exame foi criado em 1998 para avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Em 2008, o Ministério da Educação propôs a utilização do Enem como instrumento para democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.
Redes Sociais