Inscrições abertas para o Congresso Nacional +Inclusão 2023
O Instituto Federal de Brasília vai participar do Congresso Nacional +Inclusão 2023, que acontece de 31 de março a 2 de abril, e as inscrições já estão abertas. O evento acontecerá no Colégio Marista João Paulo II em Brasília e é organizado pelo Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB).
A presença do IFB será com uma palestra sobre a Inclusão na Educação Profissional, a ser ministrada pela reitora da instituição, Luciana Massukado. Para a reitora da instituição, o evento é um momento de compartilhar informação e oportunidades para pessoas com deficiências cognitivas e motoras. “É possível o acesso de pessoas surdas, pessoas com TDAH ou com outros tipos de deficiência cognitiva, intelectual, motora ao IFB. É um momento que a gente compartilha e fala que é possível ser estudante da instituição e que temos pessoas qualificadas para poder fazer o acolhimento”, conta.
Além disso, Luciana Massukado destaca que o congresso é importante para todas as pessoas, principalmente aquelas que têm filhos, filhas ou conhecidos, familiares com algum tipo de deficiência, pois reafirma para elas que não estão sozinhas. “É um congresso muito bonito, em que você compartilha suas dificuldades, problemas e desafios, mas ao mesmo tempo compartilha muitas vitórias, que fazem com que as pessoas, inclusive as que não têm alguma deficiência, se sintam também mais seguras e mais acolhidas para seguir em frente”, complementa.
Diferentemente dos anos anteriores, o evento não terá oficinas, mas, sim, salas temáticas. Em um dos ambientes, haverá três palestrantes. A escolha desse modelo de apresentações é para que o visitante possa aprofundar seus conhecimentos e interagir mais com o palestrante. As salas estarão abertas na tarde do dia 1º de abril. As demais palestras serão no auditório principal.
Parceria IFB e Movimento Orgulho Autista Brasil
O Movimento Orgulho Autista Brasil é uma entidade nacional não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2005. É formado por pais, mães, amigos e simpatizantes da causa — todos voluntários. No âmbito do poder legislativo, o MOAB é o responsável direto pela elaboração da Lei Federal 12.764/12 (Lei Berenice Piana) e pela Lei Distrital 4.568/11 (Lei Fernando Cotta), que buscam a criação e a execução de políticas públicas para essa comunidade específica.
Desde 2017, o IFB firmou uma parceria com o Movimento Orgulho Autista Brasil com o intuito de proporcionar ações, como estágios curriculares e extracurriculares, projetos de pesquisa e extensão, consultorias e vistorias entre a instituição de ensino. A organização não governamental sem finalidades lucrativas trabalha em prol da qualidade de vida das pessoas autistas e de suas famílias.
Rafael Machado de Sousa, coordenador dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas da Reitoria do IFB (NAPNE-PREX), conta que, ao todo, existem 382 estudantes regularmente matriculados com necessidades especiais com acompanhamento e atendimento de profissionais especializados. Desse número, 43 são autistas (Transtorno do Espectro Autista).
Para o coordenador, a parceria do IFB com o MOAB é muito importante, pois, além de ajudar na compreensão do que é o autismo, também gera uma maior sensibilização em estudantes e servidores. “Eles atuam com a gente em momentos em que precisamos de alguma instrução para fazer uma capacitação específica dentro dos campi, realizar atividades de sensibilização com discentes, comunidade, servidores e professores. O MOAB também nos auxilia a dar orientações sobre como lidar e quais tipos de adaptações curriculares são mais apropriados às pessoas autistas”, relata Rafael.
O MOAB é uma grande referência para os servidores do NAPNE do IFB. E a parceria abre oportunidades. Rafael explica que eles apresentam grande diferencial teórico e usam disso para fazer troca de informações corretas e mais atualizadas possível. “Estamos em sintonia e alinhados com aquilo que tem de mais contemporâneo e mais atualizado na perspectiva de inclusão, tanto em tecnologias quanto em linguagens, comportamentos e às novas informações que surgem”, conta o coordenador.
IFB +inclusivo
O IFB promove ações de inclusão dos estudantes, servidores e comunidade. Um dos principais momentos de celebrar esse trabalho é o IncluIF, Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (EPTI) e o Encontro dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes).
O subevento acontece dentro do ConectaIF e aborda temas relacionados às questões étnico-raciais, às mulheres, à educação de pessoas com necessidades específicas, à diversidade sexual, entre outras. A programação é composta por palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentação cultural e apresentação de trabalhos no formato de pôsteres ou de comunicações orais.
Além do IncluIF, a instituição também possui os Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) nos campi. A finalidade é promover a cultura da educação para a convivência respeitosa com as diferenças e a inclusão, atuando como facilitador e disseminador das práticas inclusivas, assegurando a permanência e o êxito de pessoas com deficiência no IFB, e preparando-as para o mundo do trabalho e inserção na sociedade.
Confira a programação do Congresso Nacional +Inclusão 2023
31 de março
19h Banda Baião de Dois
19h30 Mesa: Políticas Públicas para Inclusão. Mediador: Denner Pereira
Debatedores: Tábata Christine, Marcos Scussel, Wilson Conciane, Elem Regina, Yuri Moraes e Liane Collares.
1° de abril
8h Avaliação da compreensão de leitura em alunos do 4º ao 9º ano – Gabriel Brito
8h50 Avaliação para Construção do PEI – Lucelmo Lacerda
9h40 Estilos de Aprendizagem e Inclusão Escolar – Damião Silva
10h30 COFFEE / PÔSTER / ARTE
11h Comunicação Aumentativa e Alternativa – Ana Paula Gulias
11h50 Braços Abertos. Inclusão e Desenvolvimento com a Escola – Casemiro Mota
12h40 ALMOÇO
14h Diálogo entre o Modelo TEACCH e o Método das Boquinhas – Viviane de Leon e Viviani Guimarães
15h10 Olhares e lugares em perspectiva: novas possibilidades – Daisy Eckhard Bondan
16h COFFEE / PÔSTER / ARTE
16h30 Salas Temáticas
2 de abril
8h A Inclusão na Educação Profissional – Luciana Massukado
8h50 A importância das Competências Socioemocionais na Educação – Camila Leon
9h40 Inclusão no Contexto Escolar: Direitos e deveres de Educadores e da Família Noboru Ito
10h30 COFFEE / PÔSTER / ARTE
11h Adequação Curricular e PEI são a mesma coisa? Viviani Guimarães
11h50 A Neurociência da Aprendizagem – Caio Abujadi
13h Encerramento
Sala 1: Autismo
Fábio Cordeiro
Tábata Christine
Viviani Guimarães
Sala 2: TDAH
Adriana Rezende
Ana Paula Gulias
Dra. Maria Cecília Chagas
Sala 4: Altas Habilidades
Damião Silva
Dra. Olzeni Ribeiro
Francisca Chagas
Sala 3: Dislexia
Vanessa Santos
Gabriel Brito
Patrícia Hoffmeister
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