Página inicial > Reitoria > Nova diretoria do Conif toma posse dia 14

Nova diretoria do Conif toma posse dia 14

Criado: Quinta, 09 de Fevereiro de 2023, 07h13 | Publicado: Quinta, 09 de Fevereiro de 2023, 07h13 | Última atualização em Quinta, 09 de Fevereiro de 2023, 09h14 | Acessos: 532
imagem sem descrição.

A reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Maria Leopoldina Veras, será empossada como presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para a gestão de 2023, no dia 14 de fevereiro, às 15h. Toda a comunidade acadêmica da Rede Federal poderá acompanhar a cerimônia, que será transmitida ao vivo na página oficial do Conif, no YouTube, e terá tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A nova diretoria será composta ainda pelo reitor Flávio Luis Barbosa Nunes, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), que assume como vice-presidente de Relações Parlamentares; pelo professor Maurício Motta, diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ), eleito como vice-presidente de Administração; e as reitoras Nilra Jane Filgueira Bezerra, do Instituto Federal de Roraima (IFRR), responsável pela vice-presidência de Assuntos Acadêmicos; e Oneida Irigon, do Instituto Federal de Goiás (IFG), a nova vice-presidente de Relações Institucionais.

A solenidade irá ocorrer em Brasília. Além do pleno do Conif, também foram convidados para a cerimônia o ministro da Educação, Camilo Santana, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques, a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, além de parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado. Nos dias 15 e 16 os conselheiros voltam a se reunir para a 119ª Reunião Ordinária do Conif, que será a primeira sob a liderança da nova presidência.

Despedida

A reitora do IFB, Luciana Massukado, fez parte da Diretoria Executiva eleita para a gestão 2022, presidida pelo reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Claudio Alex Jorge da Rocha. Luciana ocupou, durante os últimos 12 meses, a vice-presidência de Assuntos Administrativos do conselho.

"Nesse curto período de um ano, foram inúmeras mobilizações para reverter cortes e bloqueios e outras tantas ações em busca de um orçamento justo e necessário para o funcionamento de nossas instituições. Também fui indicada para atuar na comissão paritária entre Conif e Setec/MEC para a elaboração da Matriz de Distribuição Orçamentária. Além das questões diretamente envolvidas com o tema da vice-presidência, pude representar a Rede Federal em diversos momentos como a recepção da delegação dos reitores dos Institutos Politécnicos de Portugal, lançamento do programa Verticaliza, live do TCU sobre Lei das Cotas, debater sobre os IF's no Congresso da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e, por fim, tive a oportunidade de falar para o presidente da República sobre a Rede Federal. Foi uma grande responsabilidade estar na diretoria do Conif, mas também foi um período de muito aprendizado e crescimento pessoal e profissional", avalia Massukado.

Conif

Criado em 24 de março de 2009, o Conselho tem dentre os objetivos a valorização, o fortalecimento e a consolidação dos 38 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – que, juntos, contabilizam mais de 600 unidades em todo o País.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif.