Página inicial > Reitoria > Estudantes de Medicina da Escola Superior de Ciências farão Libras em curso inédito ofertado pelo IFB

Criado: Quinta, 09 de Fevereiro de 2023, 17h20 | Publicado: Quinta, 09 de Fevereiro de 2023, 17h20 | Última atualização em Quinta, 09 de Fevereiro de 2023, 17h20 | Acessos: 397

A partir de agora, os estudantes de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCs) terão aulas de Libras como componente de disciplina obrigatória do programa curricular. Inicialmente, a parceria firmada com o Instituto Federal de Brasília vai atender 162 alunos, sob a orientação do professor Leandro Torres, que leciona no IFB Campus Taguatinga. Serão formadas duas turmas para atender esses estudantes, com horários ainda a serem estabelecidos pela Diretoria da ESCs.

O acordo foi firmado pela Diretora de Programas e Articulação com a Sociedade do IFB, Alessandra Fonseca, e a Diretora da Escola de Ciências, Doutora Marta Rocha. Para a Escola, o objetivo é ofertar cursos de Libras para os alunos que cursam a partir do 4º ano do curso de Medicina — com aulas uma vez por semana. A expectativa é que os estudantes de Medicina saibam atender as pessoas surdas e comunicar-se com elas e, dessa forma, fazer um melhor e mais completo atendimento médico a esse público. Alessandra, como Coordenadora de Políticas Inclusivas do IFB, conta que essa é uma primeira turma com esse perfil a ser atendida pelo IFB.

"Fomos procurados pela direção da Escola de Ciências da Saúde para oferecer essa disciplina, que será realizada pela primeira vez no Distrito Federal a estudantes de Medicina. Vamos com muito cuidado entender as necessidades deles e, esperamos contribuir nesse processo de aprimoramento profissional na área de Saúde e inclusão social das pessoas com surdez", explicou Alessandra.

As aulas vão começar em março de 2023, concomitantemente com o início do semestre no IFB. Há ainda a previsão de uma aula inaugural no dia 20 de março, com agenda a ser definida entre a Reitoria do IFB e a Faculdade de Medicina (ESCs).