Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Candidatos - Docentes
Início do conteúdo da página

Candidatos - Docentes

Criado: Segunda, 04 de Junho de 2012, 10h46 | Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2012, 10h46 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 5399

Glauco Vaz Feijo

Trajetória: bacharel/licenciado em Ciências Sociais; mestrado em História e doutorando em História. Atuou em diversos órgãos públicos, na área da educação atuou na SEED/MEC e na CAPES. Na docência foi professor temporário e pesquisador visitante da Universidade de Jena, Alemanha, e professor substituto na UFBa. No IFB é professor de sociologia e atuou em diversas comissões, com destaque para atuação engajada no Comitê Gestor do PPI; idealização do Grupos de Estudo do PPI (GE-PPI); atuação decisiva nos GEs-PPI Ensino Integrado e Acesso/Permanência; idealização e operacionalização de Audiências Públicas para a expansão do IFB em 2011; Coordenação da Área de Núcleo Comum e Coordenação Geral de Ensino do CBRA.

Compromissos:
1) Defender medidas que promovam uma educação inclusiva e democrática de fato, fundadas na qualidade.
2) Lutar por condições de trabalho que promovam a qualidade da educação.
3) Incentivar o debate sobre o papel da extensão, promovendo a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão.
4) Promover a cultura, em todas suas manifestações, como quarto pilar do IFB.
5) Lutar por processos decisórios  transparentes e democráticos e para que decisões acordadas democraticamente pela maioria dos servidores sejam respeitadas e possam ser encaminhadas sem intervenções ao Conselho Superior.

___________________________________________________________________________________________________________

 

Josué de Sousa Mendes

 

Estamos em processo de escolha dos novos representantes para o Conselho Superior do IFB.

Por essa razão, tomo a liberdade de apresentar meu nome para a representação docente.

Entendo que o momento é apropriado para a reorientação dos rumos do nosso IFB, antes que a estrutura burocrática assuma o protagonismo. A vocação de uma Instituição de Ensino está para a educação, mas uma educação que desperte no aluno o verdadeiro protagonismo do aprender a ser, fazer, conviver e, acima de tudo, saber aprender.

Se essa voz for o bastante para representá-lo(a) no CONSU, gostaria de contar com o seu apoio e dos docentes do IFB com quem você tiver contato.

Josué Mendes é doutor em Teoria da Literatura pela UnB/Sorbonne, além de professor e escritor; possui significativa experiência na rede pública e particular de ensino, por mais de duas décadas. No IFB, Josué Mendes é docente do campus Gama, mas está cedido para ser coordenador adjunto de EaD. Também é coordenador geral do Enem no IFB.

Ações:
Foco na qualidade do ensino
Estímulo à criatividade docente
Respeito à ética profissional
Aluna protagonista
Compromisso socioambiental

Mais educação, menos burocracia: assim se constrói uma Instituição de Ensino.

___________________________________________________________________________________________________________

 

Luiz Diogo de Vasconcelos Junior

Graduado em Filosofia pela UFMG e doutor em Filosofia Política e Ética pela UNICAMP / SORBONNE, é docente no IFB desde setembro 2011. Ocupa o cargo de Coordenador Geral de Assistência Estudantil e atua na comissão de implantação da licenciatura.



As posições defendidas são:

1)  Zelar pelo caráter público e republicano de nossa instituição;
2) Optar, sempre, pela criação e manutenção de espaços coletivos de consulta e deliberação;
3) Considerar em todas as instâncias as opiniões e aspirações coletivas;
4)  Respeitar as decisões coletivas;
5) Lutar por uma educação inclusiva de qualidade em todos os níveis educacionais;
6) Lutar para preservar e avançar em condições mais dignas para o trabalho docente, visando melhor relação educacional e maior qualidade de vida;
7) Lutar pela democratização e pela transparência nas decisões institucionais;
8) Lutar por uma ampla autonomia administrativa e financeira dos campi;
9) Lutar pela implantação da administração coletiva dos campi, de modo a que os docentes possam participar ativamente das decisões;
10) lutar pela melhor política de qualificação docente;
11) Propor a criação dos Observadores do Conselho Superior: discentes e servidores dos campi acompanhado as reuniões, visando maior visibilidade dos processos decisórios e das posições

defendidas por de cada conselheiro;

___________________________________________________________________________________________________________

 

Marco Antônio Vezzani

Prof Marco Antônio Vezzani
Docente do Campus Taguatinga
Mestre em planejamento turístico e meio ambiente,
Eng especialista em seg do trab
Eng Agrícola
Ex Conselheiro Federal do CONFEA



EU APOIO O PROF RICHARD WILSON BORROZINE DE SIQUEIRA

___________________________________________________________________________________________________________

 

Richard Wilson Borrozine de Siqueira


Prezados EDUCADORES,

trouxe aqui alguns princípios de atuação e as bandeiras que lutamos, visando transformar o atual IFB.


Richard Wilson Borrozine de Siqueira: Membro Titular da Comissão de Ética, Representante eleito da CEPE, Coordenador da Área de Gestão. Trabalhou em projetos sociais na periferia de São Paulo. É educador desde 2003 e Mestre em Economia com estudos sobre desenvolvimento econômico e social. É docente de Gestão Pública, Matemática, Planejamento Organizacional e Ética Profissional. No IFB têm lutado ativamente e preventivamente contra:

Autoritarismo, falta de transparência, desrespeito, omissão, assédio moral e restrição à comunicação e liberdade de expressão
Ineficiência, nepotismo, corrupção, desperdício, favorecimentos e perseguições
Acriticismo, burocracia parasitária, falta de estrutura, recursos e reconhecimento  profissional.
Dificuldades na abertura de cursos, processos eleitorais viciosos e preconceitos de origem, raça, cor, religião, orientação sexual, aparência, portabilidade de necessidades específicas, entre outros.

Motivação: termos pesos e contra-pesos(oposição fiscalizadora e representativa das bases) e revolucionarmos o modelo do IFB. Oposição a candidaturas “chapa-branca” e candidaturas potencialmente cooptáveis pelo poder.

Princípios:


Diretrizes eleitorais, educacionais, institucionais, orçamentárias, administrativas e acreditativas que atendam sempre aos interesses coletivos, sem distinção dos campi, combativa e sistemática quando não atenderem aos interesses da sociedade.

___________________________________________________________________________________________________________

 

Tarcísio Araújo Kuhn Ribeiro

ELEIÇÃO PARA O CONSELHO SUPERIOR
PEÇO SEU VOTO
PARA REPRESENTANTE DOCENTE

História profissional: Trabalhou por 10 anos como funcionário de carreira do Banco do
Brasil, onde adquiriu experiência administrativa, ocupou o cargo de Assessor Sênior na
Diretoria de Desenvolvimento Sustentável em Brasília. Licenciado em História, possui
MBA em Gestão e Negócios Sustentáveis (Universidade Federal da Bahia) e
especialização em Política e Estratégia (Universidade do Estado da Bahia/Associação dos
Diplomados na Escola Superior de Guerra). Atualmente cursa o Mestrado em Educação da
UnB. No IFB é Professor de História no Ensino Médio Integrado, Políticas Públicas no
Curso Superior Tecnológico de Agroecologia, e Estudos Regionais no Pronera.
Eixos de atuação prioritários:
• Qualidade de vida no trabalho;
• Educação pública e de qualidade;
• Infraestrutura adequada e disponível;
• Integração entre servidores (Campi e Reitoria);
• Constante fortalecimento dos processos democráticos

 

 

 

 

 

 






registrado em: ,
Fim do conteúdo da página