Página inicial > Reitoria > IFB recebe equipamentos dos laboratórios de apoio à Pesquisa Aplicada e Prática Profissional

Criado: Quinta, 23 de Fevereiro de 2023, 11h19 | Publicado: Quinta, 23 de Fevereiro de 2023, 11h19 | Última atualização em Sexta, 24 de Fevereiro de 2023, 16h33 | Acessos: 1183

Os 10 campi do Instituto Federal de Brasília receberam, nesta semana, equipamentos para seus respectivos PAPP Lab – Laboratórios de apoio à Pesquisa Aplicada e Prática Profissional. As impressoras 3D e de corte a laser em alta resolução, scannernotebooks, TV Smart, ferramentas e kits de robótica irão estruturar o impulsionamento das pesquisas com prototipagem no IFB.

Segundo a coordenadora-geral do projeto PAPP, Jammilly Brandão, seis campi do IFB já estão com as obras dos PAPP Labs conclusas e em fase de adesivagem para as inaugurações. São elas: Samambaia (foto), Ceilândia, Estrutural, Riacho Fundo, Gama e Recanto das Emas. No IFB Campus Taguatinga já foi inaugurado em 2021 e, agora, o campus também recebe seus equipamentos (foto). Já nos campi Brasília, Planaltina e São Sebastião, os kits também foram entregues, contudo as inaugurações serão a posteriori, porque os PAPP Labs funcionarão em salas dos Centros de Formação Tecnológica (CFTs) em construção.

Os PAPP Labs visam estimular a formação dos estudantes de forma prática, estimulando a pesquisa, criatividade e produção de tecnologia de forma interdisciplinar, sobretudo no STEM (sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática). Os laboratórios vão também fortalecer as ações do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/IFB).

“Com estes espaços estruturados e os equipamentos estaremos dando um salto na oferta de meios para que os projetos sejam desenvolvidos. Em breve lançaremos novo edital para a Pesquisa Aplicada e Prática Profissional voltado para a prototipagem”, contou a pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Giovanna Tedesco.

Esse será o terceiro edital do Programa (PAPP) do IFB. O primeiro, lançado durante a pandemia, oportunizou a aquisição de insumos para que os estudantes pudessem vivenciar algumas práticas de ensino e pesquisa em suas casas. Em 2021 e 2022 foram desenvolvidos projetos com o alicerce de uma edição especial do edital do PAPP voltado a ações inclusivas.

Os recursos para a estruturação dos 10 Laboratórios de apoio à Pesquisa Aplicada e Prática Profissional são oriundos de emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão da deputada federal Erika Kokay.