Página inicial > Reitoria > Investimento em Infraestrutura Tecnológica chega aos campi do IFB

Investimento em Infraestrutura Tecnológica chega aos campi do IFB

Criado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2023, 16h30 | Publicado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2023, 16h30 | Última atualização em Sexta, 24 de Fevereiro de 2023, 16h33 | Acessos: 1163

O Instituto Federal de Brasília está renovando a estrutura tecnológica de todas as dez unidades, conforme planejamento e execução da Diretoria de Tecnologia, Informação e Comunicação (DTIC). O trabalho tem envolvido servidores da Coordenação de Infraestrutura de TIC e Técnicos dos campi. Estão sendo instalados equipamentos de Rede (Switches) e Pontos de acesso Wi-fi, com serviços iniciados já neste mês e com término previsto para o fim do mês de março.

O investimento de recursos é de R$ 5.297.092,00 (cinco milhões, duzentos e noventa e sete mil e noventa e dois reais).  A partir de agora, a conexão terá um ganho em velocidade e transmissão de 100mbps para 1Gbps. Importante lembrar que a capacidade da Rede será ampliada e que, futuramente, a perspectiva é de se alcançar uma conexão de 10Gbps pela Internet.

Na opinião do diretor de Tecnologia da Informação do IFB, Hugo Silva Faria, as novas instalações vão gerar um impacto positivo no desempenho do Instituto, tanto no atendimento ao público como nos trâmites de serviços internos.

"A renovação de equipamentos switches antigos por novos e a implantação de uma rede wi-fi integrada com a Eduroam são ações importantes para garantir a qualidade da conexão e a segurança dos dados no Instituto Federal de Brasília. Com switches mais modernos e portas de velocidade mais rápidas, é possível garantir uma conexão mais estável e ágil, o que pode melhorar significativamente a produtividade e a eficiência da instituição", afirma.

Fique conectado! O que é a Eduroam?

A Eduroam é uma rede mundial de acesso à internet sem fio para instituições de ensino e pesquisa. Com ela, usuários dessas instituições podem acessar a internet de forma segura e simples em qualquer localidade que tenha a rede disponível, seja no Brasil ou no exterior.

Resumindo, a partir de agora a comunidade acadêmica do IFB terá um benefício direto de roaming no acesso à Internet. Ou seja, o estudante e servidor do IFB poderão com seu usuário e senha, acessar wi-fi em qualquer lugar que a Rede Eduroam esteja disponível.  Para isso, é necessário que o usuário faça seu cadastro, utilizando as mesmas credenciais do e-mail. No caso do estudante do IFB, basta apenas usar seu endereço institucional @estudante.ifb.edu.br . O acesso ao Eduroam acontece pelo link https://www.rnp.br/servicos/eduroam.

Essa conexão já funcionou há uns anos no IFB. Agora retorna com as novas atualizações e com amplo acesso para todos.

"A integração da rede wi-fi com a Eduroam proporciona maior comodidade aos usuários, que podem acessar a internet com segurança e facilidade em qualquer instituição de ensino ou pesquisa que utilize a rede, seja em viagens para congressos ou mesmo na participação em eventos acadêmicos", explicou Hugo Silva Faria, Diretor de TICs do IFB.

Cronograma DTIC nos campi

A previsão é de encerrar os trabalhos até o fim de março. A próxima agenda da DTIC nos campi será no dia 1º de março, no IFB Campus Samambaia.

"Já instalamos a infra na Reitoria, no Campus Ceilândia e, nesta semana, estamos trabalhando com as equipes no Campus Estrutural",  reforçou o diretor.