Página inicial > Reitoria > Encontro Pedagógico Unificado abre ano letivo de 2023

Encontro Pedagógico Unificado abre ano letivo de 2023

Criado: Segunda, 13 de Março de 2023, 12h36 | Publicado: Segunda, 13 de Março de 2023, 12h36 | Última atualização em Sexta, 02 de Fevereiro de 2024, 07h27 | Acessos: 1024

Abraços, sorrisos, reencontros... se para os estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB) esse momento acontecerá apenas a partir do dia 15, para os servidores o reencontro aconteceu na manhã desta segunda, 13.

Mais de 450 servidores, entre docentes e técnicos, lotaram o auditório principal da Câmara Legislativa do Distrito Federal no Encontro Pedagógico Unificado do IFB, que inaugura o ano letivo de 2023 e é o primeiro encontro presencial do tipo pós-pandemia.

A edição deste ano teve como tema "A educação e Direitos Humanos". A pró-reitora de Ensino do IFB, Veruska Machado, explicou que a definição do tema é uma construção coletiva e traça as diretrizes que devem unir as 11 unidades da instituição.

"O encontro foi pensado e feito por nós e para nós. O tema foi definido a partir dos trabalhos desenvolvidos nos fóruns do IFB, que acompanham os principais desafios dos campi e do dia a dia da instituição. Além disso, formulários eletrônicos captaram sugestões que ajudaram a consolidar o tema final do encontro", explica Veruska.

Em sua fala, a reitora do IFB, Luciana Massukado, também destacou a construção coletiva do evento e desejou um proveitoso encontro aos presentes.

"Que esse seja um momento em que podemos renovar as energias no âmbito pedagógico e no processo ensino-aprendizagem", enfatizou a reitora.

A mesa de abertura, além de Veruska e Massukado, também foi composta pelo pró-reitor de Extensão, Paulo Wanderley, e pela pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Giovanna Tedesco.

Palestra

Em uma verdadeira aula, que arrancou aplausos em pé do público presente ao final, a professora e pesquisadora Marcilene Garcia de Souza, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), falou sobre a Educação e Direitos Humanos: uma política para o respeito à pluralidade.

Em sua fala, a pesquisadora destacou a importância de conceituar e valorizar as Ações Afirmativas na sociedade.

"As ações afirmativas buscam retratar reparações históricas e reconhecer, por meio de políticas institucionais, ações que minimizem essas diferenças", explicou.

Marcilene destacou também a necessidade de as instituições de ensino valorizarem a diversidade dentro da própria instituição, com ações estruturais de combate ao racismo, machismo e capacitismo.

Por fim, a pesquisadora apresentou ações e práticas de sucesso sobre a temática que são desenvolvidas pelo IFBA.

A partir do interesse do público, a relevância da temática e a escassez do tempo, Marcilene colocou-se à disposição para uma roda de conversa virtual, que será  marcada em um outro momento com servidores do IFB.

Momentos

O encontro teve início com uma atividade de respiração, alongamento, autoconhecimento e práticas interativas com Marcos Freire, do Centro de Práticas (CERPIS).

Logo após, o professor do IFB Campus Ceilândia Hugo Souza, com sua voz e guitarra, entoou as músicas "Caçador de Mim", de Milton Nascimento, e a " Saga de um menino mameluco", de sua própria autoria.

E, para finalizar a manhã, o público deliciou-se com a belíssima apresentação do Duo Sertânico, formado pela professora do IFB Campus São Sebastião Pilar Acosta e Alessandro Borges.

A realização do EPU contou com a parceria do Centro de Referência de Práticas Integrativa - CERPIS de Planaltina, que ofereceu as atividades funcionais, e do Sam's Club e SERVIX Planos de saúde com o coffee break e a Salute Café com o expresso.

Atividades

O Encontro Pedagógico Unificado 2023 segue, na tarde desta segunda-feira, com atividades virtuais (Confira aqui a programação).

Os campi do IFB também irão desenvolver ações de planejamento durante toda esta semana.

Veja fotos do dia no perfil do IFB no Flickr.