Servidores do IFB são capacitados na área de Licitações e Contratos
Mais de 100 servidores do Instituto Federal de Brasília (IFB) foram capacitados sobre a nova lei de Licitações e Contratos, a 14.133, de 2021. Em abril, a lei de licitações anterior, a 8.666, de 1993, será revogada. O curso foi ministrado pela Elo Consultoria de forma presencial, no IFB Campus Brasília, e a maior parte dos participantes desempenha funções administrativas no IFB, vinculadas às áreas de licitações, contratos e fiscalizações contratuais. A ação faz parte da execução do Plano de Desenvolvimento de Pessoas do IFB.
O pró-reitor de Administração, Rodrigo Ledo, explica que esse momento de capacitação dos servidores é muito importante para o andamento dos processos internos no IFB. “Esta lei tem um impacto imenso no nosso cotidiano, especialmente em relação aos serviços que contratamos mensalmente, como energia, água, telefonia, impressão, vigilância, limpeza, além de contratações relacionadas às atividades de ensino, como laboratórios, alimentos para residência estudantil, entre outros. Com essa atualização dos servidores, os fluxos de processos vão ser aprimorados em todas as tratativas contratuais do IFB”, detalhou.
Para ele, o principal objetivo do curso é fornecer segurança aos servidores envolvidos nessa área em relação à parte legal de contratações e abordar os novos procedimentos. “Estamos lidando com despesas, recursos públicos; então o servidor envolvido nesse processo tem que ter cuidado para não gerar despesas para o órgão, fazer uma boa contratação, com preço condizente ao que está sendo entregue. Para isso temos uma legislação robusta que rege o serviço público de uma maneira geral. Quanto mais especializado nosso servidor, o processo andará com mais celeridade”, disse o gestor.
Redes Sociais