Página inicial > Reitoria > Parceria IFB e UFG oferece bolsas para Tutores no Campus Brasília e Campus Taguatinga

Criado: Terça, 21 de Março de 2023, 09h08 | Publicado: Terça, 21 de Março de 2023, 09h08 | Última atualização em Terça, 21 de Março de 2023, 11h53 | Acessos: 1746

O Instituto Federal de Brasília, em parceria com a Universidade Federal de Goiás, está com oferta de bolsas para tutores nos campi Brasília e Taguatinga por meio do Projeto Sistema Inteligente. As oportunidades são para estudantes dos cursos integrados Técnico em Informática e Técnico em Eventos (IFB Campus Brasília) e do curso Técnico em Eletromecânica — integrado e subsequente (IFB Campus Taguatinga).

As atividades serão desenvolvidas no próprio curso, sob a orientação da supervisão local e da equipe do projeto, que acompanhará todo o processo. Os selecionados irão participar de uma formação, que será certificada pela equipe. O valor da bolsa é de R$400, e o período de inscrição é do dia 20 a 27 de março de 2023.

Se você é estudante desses cursos e tem interesse em participar, faça a sua inscrição.

Para estudantes do IFB Campus  Brasília: Edital do processo seletivo clique aqui.

Para estudantes do IFB Campus Taguatinga: Edital do processo seletivo clique aqui.

Processo Seletivo

O Processo Seletivo está dividido em três etapas: Inscrição, Seleção e Divulgação dos Resultados. Os tutores selecionados serão contactados via e-mail para participarem da etapa seguinte de contratação (convocação, entrega de documentos e curso de formação).

Requisitos

• O candidato deverá estar devidamente matriculado em um dos cursos listados e inscrever-se para as vagas de seu respectivo curso.
  • O candidato deve ter acesso à internet e disponibilidade de 12 horas semanais para atendimento a estudantes nas atividades de tutoria, presencial ou de forma on-line, sem prejuízo das demais atividades acadêmicas.

A inscrição será feita exclusivamente por meio de formulário eletrônico, entre os dias 20 de março, a partir das 17h (horário de Brasília), e 27 de março.

Parceria

O projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Goiás — UFG, por meio do Centro de Excelência em Inteligência Artificial, ligado ao seu Instituto de Informática, que desenvolve projetos nas áreas de Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Big Data, produzindo tecnologias de alto impacto para diversos contextos de aplicação e empregando técnicas e conhecimentos de inteligência artificial e tecnologias exponenciais.

O Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento intitulado “Sistema Inteligente para Auxílio de Ações para Redução da Evasão Escolar na Educação Profissional e Tecnológica” prevê a participação de estudantes em nível Técnico Integrado ao Ensino Médio, Técnico Subsequente e de Graduação para atuarem como tutores em ações de prevenção à retenção e à evasão nos cursos das instituições federais de ensino colaboradoras listadas. A formação dos tutores ficará sob responsabilidade REDE de Apoio ao Sucesso Acadêmico (REDE ASA). O objetivo dessa formação é proporcionar a formação inicial e continuada necessárias para o exercício da função de tutor no contexto do projeto, ou seja, com foco na redução da evasão estudantil na Educação Profissional e Tecnológica.

A iniciativa ajuda nas ações para redução da evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica e compreende uma instituição da Rede Federal de cada região:

a) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília;
b) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia;
c) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia;
d) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo;
e) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.