Página inicial > Reitoria > IFB representará agência brasileira no Sudão

IFB representará agência brasileira no Sudão

Criado: Segunda, 11 de Junho de 2012, 10h31 | Publicado: Segunda, 11 de Junho de 2012, 10h31 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1653

A Agência Brasileira de Cooperação/ABC, órgão do governo brasileiro para a cooperação técnica com países amigos, convidou o Instituto Federal de Brasília a realizar a viagem de prospecção sobre aproveitamento de recursos hídricos no Sudão. O IFB já desenvolve outras iniciativas de cooperação com aquele país, tendo recebido, esta semana, visita da presidente do Centro Sudanês de Desenvolvimento e Negócios para as Mulheres, Samia Shabo, e de Abdeliaziz Hassan Salih Taha, representante da Embaixada do Sudão, para a assinatura de cooperação técnica em consultoria e serviços de ensino, pesquisa e extensão profissional e tecnológica ao Sudão e ao centro de mulheres.

O representante da Embaixada do Sudão, Abdeliaziz Taha, assina o Termo de Cooperação Técnica, juntamente com a presidente do Centro Sudanês de Desenvolvimento e Negócios para as Mulheres, Samia Shabo e o reitor do IFB, Wilson Conciani. O IFB ofertará material bilíngue, em português e árabe, pois mais de 60 empresas brasileiras executam trabalhos no Sudão, nos setores de agronegócio, construção e laticínios, entre outros. “O Instituto quer também atender a esses profissionais brasileiros, com formação, certificação e qualificação educacional e tecnológica”, explicou o reitor, Wilson Conciani. Simpática e comunicativa, Samia Shabo afirmou ter prestado mais de 400 palestras sobre suas atividades e sobre a organização que dirige, mas que a melhor delas ocorreu no Brasil, em Santa Catarina, devido à organização do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica e à atenção com que foi recebida, em Santa Catarina e em Brasília.

“Desde pequena tenho vocação para realizar um trabalho de promoção das mulheres, pois são elas as mais expostas e as que sofrem mais, contou, e por este motivo também sou conhecida no Sudão como a mulher de ferro. Fiquei muito feliz quando soube da eleição de uma mulher para presidir o Brasil, a presidente Dilma, o que mostra que o país respeita e admira as mulheres. Por ter uma mulher na presidência, o Brasil está indo para a frente (no contexto mundial de crise)”, comemorou.

O pró-reitor de Ensino, Nilton Cometi, explicou que o acordo com o Sudão será guarda-chuva, do tipo que pode se desdobrar em diversas ações. “Começamos com um projeto pedagógico de formação de professores em EPT, que poderá ser desdobrado em formações específicas, mais à frente, dentro das necessidades dos sudaneses”. Samia foi saudada pelos diretores dos Campi Ceilândia, Conceição Costa, que lhe deu um livro sobre os trabalhos em artesanato desenvolvidos pelos alunos,  Gustavo Filice (Brasília), Fernando Dantas (Gama) e Adilson Jayme (Planaltina), que pontuaram a visita da presidente do Centro Sudanês de Desenvolvimento e Negócios para as Mulheres.

O encontro contou com a participação dos estudantes da UnB Ammar Abdelaziz Hassan, do setor de Mecatrônica, que foi o tradutor do árabe para o português, e de Romisa Abdelghani Elnaem, que cursa Relações Internacionais, que registrou o périplo da Samia Shabo entre os diversos campi do IFB, para a embaixada de seu país.