Página inicial > Reitoria > Carta à comunidade do IFB

Carta à comunidade do IFB

Criado: Quinta, 13 de Abril de 2023, 14h00 | Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2023, 14h00 | Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2023, 14h48 | Acessos: 3750

Carta à comunidade do IFB,

Destacamos que o Instituto Federal de Brasília é um espaço para a construção da paz, do conhecimento e de novos horizontes pessoais e profissionais, com respeito, segurança e harmonia. É acima de tudo um espaço de conviver com as diferenças e as diversidades.  Como bem nos ensinou Paulo Freire, a educação é um processo fundamental para a transformação social e a construção de um mundo mais justo.

O IFB tem realizado ações permanentes de prevenção, enfrentamento e combate às violências e preconceitos, seja por meio de palestras, rodas de conversa, oficinas, diálogos formativos, entre outros.

Diante dos atuais acontecimentos envolvendo o ambiente escolar, orientamos que toda a comunidade acadêmica evite compartilhar publicações que reproduzam pânicos ou ameaças, pois isso não contribui para melhorar a segurança.

Informamos também que estamos adotando algumas medidas, além de outras que possam ser implementadas.

1. Toda a equipe de segurança e apoio do IFB está sendo orientada para situações de emergências, dentro do que permite a legislação atual.
  2. O IFB reforçará o contato com o Batalhão Escolar e com demais órgãos como Polícia Federal e Ministério Público estabelecendo contatos específicos e canais de comunicação mais fluidos;
  3. O IFB continuará promovendo momentos de conversa com a comunidade e familiares sobre medidas de prevenção;
  4. O IFB fortalecerá o levantamento de possíveis casos de intolerância para direcionar um trabalho de atenção e cuidado;
  5. O IFB participará da Campanha pela Cultura de Paz nas escolas, que ocorrerá no dia da Educação, 28/04, em toda a rede federal;
  6. O IFB acompanhará ainda mais de perto e atento quaisquer movimentos ou situações que venham a ocorrer nas unidades.

Canais de recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas

Ouvidoria do IFB (https://www.ifb.edu.br/institucional/ouvidoria)

Escola Segura (https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura)

Reiteramos nosso compromisso com a comunidade do IFB e pedimos a colaboração de todos - estudantes, servidores e familiares para que juntos possamos enfrentar esse desafio que é garantir um ambiente educacional ainda mais seguro e acolhedor.

Atenciosamente,

Luciana Miyoko Massukado