Página inicial > Reitoria > Etarismo é o tema do podcast Estação IFB – Programa Integritude

Etarismo é o tema do podcast Estação IFB – Programa Integritude

Criado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 11h24 | Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 11h24 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 16h18 | Acessos: 625

Está no ar o segundo programa Integritude do podcast Estação IFB nas plataformas Soundcloud e Spotify e também em videocast na TV IFB. O tema da vez é Etarismo, atitudes discriminatórias e preconceituosas relacionadas com a idade de uma pessoa.

A ouvidora e presidente da Unidade de Gestão da Integridade (UGI) do IFB, Raline Romaiany, conversa com Silvana Castelo Branco, estudante do curso superior de Administração do IFB Campus Gama do IFB, estagiária do Núcleo de Práticas Administrativas do campus e bolsista do Programa de Pesquisa Aplicada e Prática Profissional do IFB com atuação na Editora do IFB. Silvana desenvolve a pesquisa "Programas de inclusão das pessoas com mais de 50 anos" e fala sobre sua experiência em fazer uma graduação depois dos 50 anos.

O outro convidado deste bate-papo é o Prof. Dr. em Gerontologia, Jocênio Marquios Epaminondas, coordenador do Grupo de Pesquisa de Inclusão Digital e Social para pessoas idosas do IFB (IFB 60+) e responsável pelo Projeto de Inclusão Digital da Terceira Idade do IFB Campus Ceilândia do IFB.

Eles dialogam sobre preconceito, biologia, construção da cultura de acolhimento e interação entre gerações, vivências bem-sucedidas e projetos de combate ao idadismo e a velhofobia.

“Todos precisamos lembrar que o envelhecimento é um processo natural. É um exercício o desapego e a compreensão, por exemplo, das perdas cognitivas do físico e como podemos fazer não agir com etarismo começando por nós mesmos. Feliz de quem tem a oportunidade de envelhecer”, comentou Silvana.

“Precisamos de mais políticas e projetos pesquisas sobre envelhecimento e ver outros ângulos. Muitas empresas multinacionais, por exemplo, foram criadas por pessoas com mais de 60 anos que não conseguiram emprego e então se reinventaram”, comentou Prof. Jocênio.

Dados

No Instituto Federal de Brasília 75% dos estudantes de cursos técnicos e superiores possuem mais de 30 anos e 14,5% dos 24 mil alunos da instituição possuem mais de 60 anos, conforme dados da Plataforma Nilo Peçanha.

Há 12 anos o IFB Campus Ceilândia iniciou projetos com a oferta de cursos de extensão de inclusão digital, cursos de idiomas, jogos e outras ações. Hoje o campus possui um Espaço 60+ e busca projetos para ampliação de cursos.

Outras unidades do IFB também realizam cursos voltados para os cuidados com a pessoa idosa.

Saiba mais:

Instagram IFB 60+: https://www.instagram.com/ifb60_mais/

Editora IFB/Informática Básica para a Terceira Idade: http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/editoraifb/article/view/371

Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (clique aqui)