Página inicial > Reitoria > IFB registra quase 3 mil inscrições por meio do Sisu

IFB registra quase 3 mil inscrições por meio do Sisu

Criado: Quarta, 20 de Junho de 2012, 13h13 | Publicado: Quarta, 20 de Junho de 2012, 13h13 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1946

Estudantes têm até a próxima sexta-feira, 22, para se inscreverem no Sisu.

Até a manhã desta quarta-feira, 20 de junho, o Instituto Federal de Brasília (IFB) registrou 2.954 inscrições, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), nos dois cursos superiores que estão sendo ofertados pela instituição. Ao todo, o IFB oferece 90 vagas para o segundo semestre letivo de 2012, sendo 60 para o curso de licenciatura em Química do Campus Gama (30 vagas para o turno matutino e 30 para o noturno) e 30 para Tecnologia em Agroecologia, curso ofertado pelo CampusPlanaltina.

As inscrições, que começaram na última segunda-feira, 18, estendem-se, somente, até o dia 22 de junho. Por essa razão, os interessados devem se apressar e se inscrever, na página do Sisu, na internet, até as 23h59 da próxima sexta-feira.

O IFB é a única instituição de ensino do Distrito Federal que está ofertando vagas no Sistema.

Clique aqui e assista à reportagem gravada pela TV NBR no Campus Planaltina, com mais informações sobre as inscrições no Sisu.

Parcial de inscritos

Campus Curso Vagas Inscritos até 12h do dia 20/06
Gama Licenciatura em Química – matutino 30 900
Gama Licenciatura em Química – noturno 30 1003
Planaltina Tecnologia em Agroecologia – diurno 30 1051

Números nacionais

Na última atualização dos números de inscrições nacionais, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na manhã de ontem, 19, o Sisu havia registrado 621.902 inscrições. A procura foi comemorada pelo ministro da Educação, Aloízio Mercadante, no programa de rádio Hora da Educação, produzido pela Assessoria de Comunicação Social e disponibilizado na rede de comunicadores MEC/Abert. “Os candidatos selecionados neste Sisu vão ingressar no ensino superior público já agora, no segundo semestre”, informou. Cada estudante pode optar por até dois cursos superiores. “O Sisu está consolidado; é espetacular o crescimento que estamos tendo”, disse Mercadante.

Para o segundo semestre de 2012 são ofertadas, por meio do Sisu, 30.548 vagas em 56 instituições de ensino superior, entre federais e estaduais.

Sisu

O Sisu é um ambiente virtual criado pelo Ministério da Educação com o objetivo de selecionar estudantes para instituições públicas de ensino superior, por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A classificação parcial está sendo divulgada no próprio sistema e está disponível para a consulta dos candidatos, que podem alterar os cursos e instituições até o fechamento das inscrições.

O resultado da primeira chamada da seleção será divulgado no dia 25 de junho. O período de matrícula dos convocados será aberto no dia 29 próximo e se estenderá até 2 de julho. Em 6 de julho, será divulgada a segunda chamada, que terá inscrições nos dias 10 e 11. As instituições convocarão os candidatos classificados na lista de espera em 17 de julho.

Vagas pela nota do ENEM

Além das vagas ofertadas pelo Sisu, o IFB também está com outro processo seletivo para cursos superiores, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para esta seleção, são oferecidas 40 vagas para o Curso de Licenciatura em Dança, no Campus Brasília; 20 vagas para o Curso de Licenciatura em Química, no Campus Gama e 10 para o Curso de Tecnologia em Agroecologia, no Campus Planaltina.

Para esse processo seletivo, o procedimento de seleção é diferente ao do Sisu. Neste processo, a seleção será realizada pela média da Nota do ENEM nos últimos três anos (2009, 2010 ou 2011).

O prazo de inscrições também é outro. Os interessados devem inscrever-se até o dia 03 de julho, por meio da internet. (Clique aqui e faça sua inscrição). Para o curso de Licenciatura em Dança também haverá Teste de Habilidades Específicas.

Os candidatos devem preencher um questionário socioeconômico e educacional que complementará a sua inscrição. O preenchimento do questionário será usado para subsidiar políticas institucionais do IFB. As inscrições serão gratuitas.

Clique aqui e saiba mais sobre a seleção pela nota do ENEM.

Quadro de vagas - notas do ENEM

Campus Curso Vagas
Brasília Licenciatura em Dança – matutino 40
Gama Licenciatura em Química – matutino 10
Gama Licenciatura em Química – noturno 10
Planaltina Tecnologia em Agroecologia – diurno 10

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Educação (MEC).