Página inicial > Reitoria > Professor do IFB apresenta programa sobre a língua portuguesa na Rádio IF

Professor do IFB apresenta programa sobre a língua portuguesa na Rádio IF

Criado: Segunda, 09 de Julho de 2012, 08h32 | Publicado: Segunda, 09 de Julho de 2012, 08h32 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2306

Desvendar alguns mitos e simplificar a língua portuguesa. É com esse intuito que o Professor Josué Mendes, com 25 anos de experiência em sala de aula, assume uma nova faceta: apresentador de programa de rádio. O programa “É assim que se fala” vai ao ar uma vez por semana, na programação da Rádio Instituto Federal, e oferece aos ouvintes, de maneira descontraída, dicas úteis para falar corretamente a língua portuguesa.

Josué Mendes apresenta, semanalmente, o programa É ASSIM QUE SE FALA, na Rádio Instituto Federal.

A ideia do programa surgiu logo após a entrada da Rádio na web. “Eu sempre fui meio preocupado com a forma de as pessoas falarem a língua portuguesa; assim que a rádio foi lançada, tive a ideia de criarmos um programa que mostrasse as sutilezas da língua, de maneira descontraída”, conta o professor.

Com a ideia inicial de durar apenas um minuto, o programa foi conquistando espaço e atualmente têm duração de cinco minutos. Cada semana apresenta temas diferentes. “Já fizemos dicas curiosas de gramática e blocos sobre o acordo ortográfico. Agora é a vez de apresentar alguns cuidados quanto às formas de comunicação. Mas sempre com o objetivo de que as dicas sejam assimiladas e aplicadas no dia a dia das pessoas”.

Essa não é a primeira experiência de Josué no rádio. Ele conta que o irmão é locutor semiprofissional e tinha um programa de uma hora, numa rádio evangélica. “Um vez por semana eu participava do programa dele, com mensagens de reflexão de cinco minutos”, explica.

O programa “É assim que se fala” vai ao ar todas as quartas-feiras, na programação da Rádio Instituto Federal.

É assim que se fala

O nome do programa foi escolhido por meio de um concurso, em que os próprios ouvintes da rádio encaminharam sugestões. O título “É assim que se fala” foi uma sugestão do professor de filosofia José Nilson.

Morador de Jequié, Bahia, José Nilson atuou como professor substituto no Instituto Federal de Sergipe (IFSE), em Aracaju, e conta que está buscando a oportunidade de ser aprovado em concurso público, para se tornar servidor efetivo na rede.

E foi justamente esse objetivo que proporcionou a Nilson o primeiro contato com a Rádio IF. “Sempre estou entrando nos sites dos Institutos Federais para pesquisar sobre os concursos públicos e, na época do lançamento da Rádio IF, vi o link, cliquei, gostei da programação e me tornei um ouvinte assíduo”.

Nilson fala que a ideia do nome surgiu de forma espontânea. “Já que é para rádio, pensei em um nome simples, fácil de memorizar e que servisse como um chamado para os ouvintes”. Como premiação, José Nilson ganhou uma gramática. “Fiquei muito feliz com o livro, pois não sabia que a gramática era de autoria do próprio professor Josué, que ainda me brindou com uma bela dedicatória”, conta.

José Nilson finaliza afirmando que, após esse contato com os Institutos, aumentou ainda mais a vontade de fazer parte da Rede Federal. “Devo confessar! O desejo de ser professor numa instituição dessas, só ampliou ainda mais.”

Ouça a RádioIF

A Rádio Instituto Federal está na rede desde o dia 5 de março deste ano. A emissora é uma rádio web que possui programação diária com informações, notícias, entrevistas e reportagens, todo conteúdo exclusivo e de interesse da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Banner, localizado no lado direito do página inicial do site do IFB, para acesso ao link de transmissão.

A rádio funciona 24h por dia. De segunda a sexta, das 13h às 17h, é transmitida uma programação inédita, que é repetida nos outros horários do dia. Além de informações, a rádio possui uma programação recheada de música popular brasileira da melhor qualidade.

Para ouvir a Rádio IF, acesse o ícone da rádio localizado no lado direito da página inicial do site do IFB. Ouça e divulgue.

Clique aqui e ouça a Rádio IF agora.