Página inicial > Reitoria > IFB destaca a Produção de Cerveja Especial no DF

IFB destaca a Produção de Cerveja Especial no DF

Criado: Segunda, 05 de Junho de 2023, 13h30 | Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2023, 13h30 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 11h30 | Acessos: 1159

Em visita aos principais polos cervejeiros do Distrito Federal, pesquisadores e estudantes do Instituto Federal de Brasília construíram a "Rota de Cerveja Especial" na cidade. O foco do projeto foi conhecer a produção das cervejas artesanais no DF: passaram pelas regiões do Guará, Núcleo Bandeirante, Lago Oeste, Santa Maria e no Núcleo Rural Ponte Alta, no Gama.

Para o lançamento da rota, no dia 7 de junho, às 16 horas, será realizada uma aula-show pelos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Eventos do IFB, na cervejaria Madstein, onde os convidados poderão degustar cervejas especiais com diversos aromas, texturas e sabores.

Nesse cenário, Brasília desponta com destaque regional como produtora de cerveja especial e no plantio do lúpulo, com conquista de importantes premiações no país.  Conforme a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal do Distrito Federal (Abracerva-DF), é importante esclarecer que o conceito de cerveja especial envolve a concepção da bebida viva, com acompanhamento e monitoramento de cada etapa e a valorização do uso de especiarias e insumos do próprio cerrado.  Outro ponto de diferencial na produção é a questão do lúpulo cultivado no DF, que foi premiado na última Copa Brasileira de Lúpulos, realizada em maio de 2023. O seu cultivo no cerrado tem condições climáticas favoráveis, tanto em relação ao solo quanto à própria temperatura local. Entre as plantas cultivadas na região estão: Cascade, Nugget e Chinook.

Além disso, tem sido desenvolvida uma nova proposta sustentável nas cervejarias e com serviços que envolvem a socialização e a interação do cliente, incluindo a degustação.  Ainda se tratando da cadeia produtiva do setor, foi possível perceber que o perfil do empreendedor cervejeiro em Brasília é de jovens, com espírito engajado e inovador, contribuindo em etapas que vão desde o cultivo no campo até a comercialização e a experiência do cliente.

A pesquisa

A metodologia científica deu-se por meio de visitas a campo, em propriedades nas quais o lúpulo foi plantado e experiências aplicadas com a colaboração de cervejarias da cidade e no próprio laboratório de Alimentos do IFB Campus Gama. Durante três meses, foram visitados espaços, como a Cruls Cervejaria (Santa Maria), a Capivara (Lago Oeste), a Tatu Hops (Núcleo Rural Ponte Alta), a Madstein (Núcleo Bandeirante) e a Cervejaria Hop Capital Beer (SIA). Os critérios considerados entre as cervejarias foram indicadores de qualidade na produção cervejeira: premiações recebidas, produções exclusivas e capacidade de inovação para contribuição no setor, inclusive considerando aspectos de economia criativa.

O estudante Cláudio Lopes destaca: "Participar da produção do Lado Beer de Brasília está sendo uma experiência enriquecedora, desde as visitas técnicas às cervejarias até a organização do evento, mergulhando na diversidade da cultura cervejeira e na paixão dos seus apreciadores."

O levantamento será apresentado pela professora Adriana Alfani (Alimentos/IFB Campus Gama), em uma aula-show intitulada "O Lado Beer de Brasília". Na ocasião será compartilhada a edição do "Giro Beer — Rota de Cervejas Especiais no DF" (para visualizar os dados dos produtores, é preciso baixar o arquivo e ter instalado o Adobe Acrobat Reader).

Aula-Show: Produção da Cerveja Especial no DF

Dia: 7 de junho (quarta-feira) a partir das 16 horas

Local: Cervejaria Madstein, Quadra 01, Conjunto B, Lote 13. Setor de Indústria Bernardo Sayão,. Núcleo Bandeirante. Brasília-DF.

Acesse aqui o "Giro Beer — Rota de Cervejas Especiais no DF" (para visualizar os dados dos produtores, é preciso baixar o arquivo e ter instalado o Adobe Acrobat Reader).