Página inicial > Reitoria > Conselho Superior do Instituto Federal de Brasília homologa Eleições

Conselho Superior do Instituto Federal de Brasília homologa Eleições

Criado: Quarta, 14 de Junho de 2023, 15h20 | Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2023, 15h20 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2023, 15h20 | Acessos: 500

O Conselho Superior do Instituto Federal de Brasília reuniu-se no último dia 12 de junho de 2023, em sua 39ª Reunião Extraordinária, para homologação do resultado do processo de consulta eleitoral à comunidade para escolha de reitor(a) e diretores(as)-gerais dos campi. A reunião, que ocorreu no formato on-line e está disponível na TV IFB (canal You Tube), contou com a participação de representantes da Comissão Eleitoral Central, que tem como membros representantes dos segmentos discente, técnico-administrativo e docente do IFB.

A presidente e a vice-presidente da comissão eleitoral central, Patrícia Amorim e Conceição Costa, respectivamente, relataram como foi conduzido o processo e que foi possível ter êxito devido aos trabalhos realizados não somente pelos membros das comissões central e local, mas também graças ao empenho da Diretoria de Comunicação e da Diretoria de Tecnologia e Informação. Na ocasião ainda apresentaram relatório sobre a condução do processo eleitoral, com apontamentos e melhorias para os próximos pleitos.

Esta eleição teve um aumento quanto à participação de votantes, uma vez que, em 2019, no segundo turno da eleição, participaram 69% dos eleitores da categoria docente, 73% da categoria técnicos-administrativos e 15% de estudantes, enquanto que, em 2023, tivemos a participação de 86% dos eleitores votantes da categoria docente, 87% de técnicos-administrativos e 29% de estudantes. Mesmo assim, é muito importante que o IFB promova ações que possam trazer mais engajamento para as próximas eleições.

A Reitora Luciana Massukado destaca que “o processo eleitoral é um momento muito importante da democracia porque abre espaço para reflexões institucionais, melhorias, debate de ideias e propostas, além de fortalecer a formação política e a gestão democrática. Agradeço o compromisso dos servidores da Comissão Eleitoral Central e das Comissões Locais em conduzir um processo justo, transparente e equitativo e pelo apoio dos servidores da DTIC e da DICOM. Desejo que esse grande processo possa fortalecer todos os espaços de participação do IFB”. A Reitora também parabenizou os colegas que se candidataram ao cargo de reitor ou diretor-geral e deseja muito sucesso na caminhada dos que foram eleitos pela comunidade.

Já Veruska Machado, reitora eleita, destaca a importância do processo de consulta à comunidade para a escolha dos futuros dirigentes da instituição para reafirmar os princípios da gestão democrática, que passou a ser um princípio a ser seguido pelo sistema público de ensino a partir da Constituição de 1988. Segundo ela, “a garantia desse princípio constitucional é uma conquista da sociedade brasileira que precisa ser preservada diariamente no contexto das instituições de ensino por meio do respeito à pluralidade de ideias, da construção coletiva e colaborativa e do respeito a todas as dignidades. A gestão que faremos terá a democracia como valor e, nesse sentido, pretende ser acolhedora e dialógica”.

Próximos passos

Após a homologação do processo pelo Conselho Superior, o gabinete da reitora enviou a resolução para publicação no Diário Oficial da União e irá  encaminhar o processo para o Ministério da Educação dar seguimento com os demais trâmites. Enquanto isso, a atual gestão iniciará a transição a partir da próxima semana.

A Reitora Luciana Massukado está planejando um seminário de formação dos novos gestores e gestoras, entre os dias 18 a 20 de julho. A posse dos novos diretores e diretoras-gerais está prevista para ocorrer no dia 27 de julho. Já a nomeação e a posse da nova reitora dependem de ato da Presidência da República e do Ministério da Educação e esperamos que ocorra no dia 02 de agosto de 2023.

Todo o processo de condução das eleições poderá ser acessado no link: https://www.ifb.edu.br/institucional/eleicoes-2023

Link para publicação da homologação do resultado da consulta  no DOU: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=14/06/2023&jornal=529&pagina=16