Campanha Doe Amor promovida por estudantes do IFB foca na desconstrução de mitos
Pensando em desmistificar o tema doação de sangue entre o público adulto e jovem, estudantes do Instituto Federal de Brasília estão realizando a campanha “Doe Amor”, em parceria com a Fundação Hemocentro de Brasília e o shopping Liberty Mall. Nos dias 11, 12 e 13 de julho, os estudantes do IFB estarão realizando ações de mobilização para doação de sangue, no shopping e nas redes sociais para convidar a população do Distrito Federal para fazer a sua parte.
Há muitas pessoas que podem doar sangue, mas por falta de informação ou receio, não conseguem chegar ao Hemocentro. A questão do peso é um ponto importante para o público jovem que tem interesse em fazer sua doação - a partir de 51 quilos e com índice de massa corporal maior ou igual a 18,5.
“Nossa intenção é oferecer, de forma pedagógica, essa vivência aos estudantes. Oportunidade que une a rotina em eventos a uma ação que informe com energia e entusiasmo sobre “como salvar a vida de alguém”. Além de esclarecer preconceitos sobre o assunto e prestar serviço de responsabilidade social à população”, explica a professora Weruska Marques, professora do curso de Eventos do IFB e, uma das responsáveis pela ação com os estudantes.
Desafios e estigmas
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que, embora o número de doadores voluntários tenha crescido nos últimos anos no país,há ainda muitos mitos que afetam a doação de sangue. Entre os quais estão aspectos relacionados à religiosidade, medo, qualidade de vida, variáveis comportamentais, como medo de sangue, injeções ou desmaios somados à desinformação relacionada à infecção por outras doenças e aos estigmas preconceituosos, que podem interferir na decisão dos indivíduos na hora de doar sangue.
De acordo com a Fundação Hemocentro de Brasília, sangue do tipo B- é o mais crítico no momento, mas todas as tipagens sanguíneas são necessárias. Considerando que os períodos de seca e férias são os de menor procura para doar sangue, a ação “Doe Amor IFB” vem como uma iniciativa para melhorar esse cenário.
Programe-se: Campanha Doe Amor IFB
Na programação serão realizadas palestras e oficinas durante os três dias de atividades, com convidados e voluntários sobre a temática.
Dia 11 de julho às 10h30: Bate-papo com a estudante Nathalia Macena, do IFB Campus São Sebastião, que está desenvolvendo o aplicativo “Doadores de Sangue” para apoiar na ampliação da base de doadores no país, juntamente com a Gerente de Captação da Fundação Hemocentro de Brasília, Kelly Barbi
Dia 11 de julho às 11h30: Roda de Conversa com a jornalista Adriana Caitano, mãe do pequeno Thomas, picado por um escorpião em janeiro de 2023 e, que fez com que a mobilização em torno de sua recuperação batesse recorde no serviço de doação de sangue no Hemocentro
Ainda no dia 11, das 11h30 às 13h haverá apresentação musical no turno da manhã, com Pilar Acosta e Alessandro Borges
Dias 12 e 13 de julho, das 10h às 16h: Ação de sensibilização ao público visitante do shopping Liberty Mall sobre as principais orientações para doação de sangue no Hemocentro. Para quem participar da campanha de doação, além de ajudar o outro com seu ato de solidariedade - também vai receber um coração simbólico, retirado da “Árvore da Vida”, montada no shopping e, que depois poderá ser trocado por um kit especial entregue pelo shopping.
SERVIÇO @doeamorifb
Para atender a população, será destinado o transporte do IFB Campus Brasília, localizado na Asa Norte, nos dias 12 e 13 de julho, com saídas às 9h e 13h30, à Fundação Hemocentro. A Fundação Hemocentro de Brasília tem capacidade para atender até 200 bolsas de sangue diariamente e funciona das 7h15 às 18h sem interrupção ao meio-dia.
Participe e agende seu atendimento no formulário aqui
Informações em www.ifb.edu.br
Redes Sociais