Página inicial > Reitoria > IFestival abre Fórum Cultural com gestores, educadores e estudantes

IFestival abre Fórum Cultural com gestores, educadores e estudantes

Criado: Quarta, 12 de Julho de 2023, 13h36 | Publicado: Quarta, 12 de Julho de 2023, 13h36 | Última atualização em Quarta, 12 de Julho de 2023, 13h36 | Acessos: 350
imagem sem descrição.

Nos dias 12 e 13 de julho acontece o Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras no IFB Campus Brasília, com uma programação cultural de destaque realizada pelo IFestival – evento de Licenciatura em Dança. O fórum nacional é destinado à articulação entre agentes culturais para promover a reflexão crítica, a orientação e o acompanhamento de políticas culturais e da gestão da cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (IPES).

Solenidade oficial

Na abertura do evento estiveram presentes os reitores da Rede Federal Luciana Massukado, IFB, e Elias de Pádua Monteiro, IF Goiano, reforçando a importância da realização do fórum na Rede Federal como ação cultural de integração na formação da educação e da cidadania no país. Além deles, participaram a reitora eleita e pró-reitora de Ensino, Veruska Machado; a diretora do IFB Campus Brasília, Patrícia Albuquerque; o presidente do Forcult Nacional, Fábio Cerqueira; a Diretora do Forcult Regional, Roseli Rocha: a coordenadora do curso de Licenciatura em Dança, Gláucia Melasso; e a professora Juliana Passos,  responsável pela 22ª edição do IFestival.

A pró-reitora de Ensino do IFB, Veruska Machado, em sua fala fez questão de valorizar a programação. "É com muita alegria que recebo aqui todos e os colegas de outras instituições. A Rede é isso, aproximar as forças da área de Educação para o diálogo. "Parabenizo a equipe do Campus Brasília e os professores e estudantes do curso de Dança. Arte e Cultura precisam estar presentes na formação de um sujeito como um todo. Nosso futuro é o de empoderamento da Arte e Cultura da Rede Federal", declarou.

Já Roseli Rocha, coordenadora do Forcult da Regional Centro-Oeste, agradeceu e convidou todos a participarem das mesas-redondas, palestras e oficinas.

"Teremos agora à tarde uma roda de conversa sobre o gargalo do financiamento da Cultura. O Forcult é o momento de nos aproximar dos fazedores de cultura do país. Amanhã vamos falar sobre os desafios que estão sendo superados pelos nossos parceiros", disse.

Para quem chegou ao evento, a expectativa é de aproveitar as apresentações culturais e de experimentar vivências práticas.

"Vim assistir minha amiga na residência artística Coisas acesas por dentro", contou animada Daniela Souza, participante do evento.

Forcult: breve programação

Durante os dois dias, o evento terá três mesas-redondas para discussão das temáticas:

- "Financiamento para Cultura nas Instituições de Ensino Superior";

- "Superando desafios: implementação de ações de arte e cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior" e;

- Sistema Nacional de Cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior: possíveis ações colaborativas".

Entre outras ações, o evento pretende dialogar sobre planos e perspectivas na consolidação das ações de arte e cultura nas instituições, bem como os desafios na gestão do orçamento. Por fim, também ocorrerá uma assembleia com a eleição do biênio 2024/2025 para representação da regional Centro-Oeste nos próximos anos.

IFestival

Como programação cultural e em paralelo às atividades, o público poderá prestigiar o IFestival, iniciativa do curso de Licenciatura em Dança. Serão realizadas performances e apresentação de mostras artísticas com estudantes, sob a supervisão dos professores. A professora de Dança Juliana Passos agradeceu a oportunidade de integração dos dois eventos e o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Vale destacar que o IFestival está em sua 22ª edição, acontecendo de forma ininterrupta nos últimos anos, mesmo durante a pandemia. Mais de 300 estudantes do curso de Licenciatura em Dança estiveram presentes na realização e credenciamento do evento e na organização das atividades culturais.

"Esta é a edição em que mais tivemos submissão de trabalhos artísticos. Foram 62 propostas dentre apresentação de dança, performances e mostras de grupos de pesquisa e das disciplinas. Foram 395 inscritos e 100 artistas convidados participaram com trabalhos. Algo muito inovador será a batalha de dança, realizada no encerramento" — professora de Dança Mariana Duarte Motta, também responsável pela comissão organizadora do evento.

Forcult e IFestival/Serviço

Forcult: Dias 12 e 13 de julho

IFestival: Dias 12, 13 e 14 de julho.

Local: IFB Campus Brasília

Inscrições em: https://eventos.ifgoiano.edu.br/IVFCO e o link IFestival e programação completa

O evento é aberto ao público e gratuito.