Página inicial > Reitoria > SBPC São Luís 2012: experiência associada à informação, formação científica e humana

Criado: Sexta, 27 de Julho de 2012, 15h46 | Publicado: Sexta, 27 de Julho de 2012, 15h46 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1959

Durante o período de 22 a 27 de julho, alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB) participaram da 64a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – o maior evento científico da América Latina. A presença do IFB e dos  Institutos Federais  Sertão Pernambucano, Pernambuco, Goiano, Maranhão, Ceará, Rondônia, Bahia, Baiano e Rio Grande do Norte marcaram os trabalhos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica na Expotec.

Distante a 2.000 km de Brasília, São Luís – com uma cultura ímpar – recebeu todos de braços abertos. As delegações puderam sentir a receptividade e alegria desse povo hospitaleiro. Todas as delegações ficaram alojadas no 24.º Batalhão de Caçadores, local estrategicamente escolhido pela comissão interna de organização, com fácil acesso à UFMA (local da SBPC), segurança e café da manhã. Além disso, o local propiciou a oportunidade de estar com outros alunos e servidores da rede, para trocar experiências e fazer novas amizades.

Durante todos os dias os trabalhos foram intensos. Todos os IF que participaram trouxeram atividades que interagiram com o público presente, o que explica a grande movimentação no estande da Rede.

O IFB trouxe a Trilha Sensitiva, com a equipe do Prof. André Melo, o que chamou a atenção de todos, fazendo com que muitos presentes aceitassem experimentar as sensações de caminhar descalços na trilha – fato registrado pela imprensa local. A oficina de compostagem também chamou a atenção, e um aspecto tem destaque: o interesse das pessoas pelas lições relacionadas ao meio ambiente e ao aproveitamento de resíduos. Os alunos de iniciação científica, orientados pela professora Luciana Massukado, mostraram, na prática, como se constrói uma composteira. Essa oficina foi solicitada, inclusive, pelo comando do batalhão em cujo alojamento os alunos  estavam  hospedados. Com igual sucesso, o IFB trabalhou interativamente com o público, por meio da oficina de customização de bolsas, coordenada pela professora Sandra Branchine, e com a oficina de pintura, liderada pela aluna Vanusa, do Campus Planaltina. A arte mostrada pela aluna foi além: a oficina ensinou a pintura de Cd`s usados, que se transformaram em lindas mandalas. Os alunos do Campus Brasília, orientados pelo professor Marcos Ramon, mostraram, de forma interativa e acessível, como se faz uma rede social. Hoje as redes sociais fazem parte do dia a dia das pessoas, especialmente entre os jovens. A ideia da oficina foi mostrar que uma rede social pode ir além da montagem do perfil. Brasília também trouxe a oficina chamada Gestão de Serviços Públicos, apresentada no palco do Café Literário  e no estande da rede.

Além das atividades no estande, os participantes tiveram acesso a todo o evento, com oportunidades para participação em minicursos, palestras e apresentação de trabalhos na sessão de posters. Os posters apresentados pelo IFB estão relacionados aos trabalhos de iniciação científica do IFB, nas modalidades PIBIC, PIBIC-EM e PIBITI. As apresentações de posters é uma importante experiência para nossos alunos, pois é um momento em que eles podem interagir com outros pesquisadores e discutir o trabalho com o público. Este é um dos objetivos dos programas de IC do IFB: fazer com que o aluno vivencie  a experiência.

E não poderia faltar a parte cultural. A assistente da Pró-Reitoria de Pesquisa do IFB, Luciana Matos, organizou, com todas as delegações, um city tour, passando pelo centro histórico e regiões turísticas de São Luís.

Toda a equipe se despede de São Luís com a sensação de objetivos alcançados e com a certeza de que a Rede Federal foi um dos destaques na Expotec, tendo em vista a receptividade e a constante presença do público.