Página inicial > Reitoria > Estação IFB: Qual ensino médio que queremos?

Estação IFB: Qual ensino médio que queremos?

Criado: Quinta, 10 de Agosto de 2023, 16h45 | Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2023, 16h45 | Última atualização em Quinta, 10 de Agosto de 2023, 16h41 | Acessos: 447

Na semana em que comemoramos o Dia do Estudante e o Dia Mundial da Juventude, a pauta da vez é o Novo Ensino Médio (NEM), formação escolar que normalmente envolve os jovens entre 14 e 18 anos.

O projeto de “novo” começou em 2017 por uma medida provisória que dava um prazo para entrar em vigor até 2024. O projeto não teria considerado os agentes envolvidos – estudantes e profissionais da educação – e foi bastante criticado. Neste ano o Ministério da Educação abriu consulta pública e apresentou a análise da resposta social que estará sendo avaliada agora por conselhos nacionais e por parlamentares (Confira aqui).

podcast Estação IFB trouxe esta semana Adilson César de Araújo, assessor de assuntos institucionais do IFB, mestre em Gestão da Educação e Políticas Educacionais, doutor em Educação e uma das referências da Rede Federal sobre o assunto.

Ele comenta sobre o modelo experimentado pela Rede Federal do ensino médio integrado ao curso técnico como uma proposta com bons resultados pela integração do ensino, pesquisa e extensão que pode ser aperfeiçoada e universalizada.

Trouxe dados do cenário mundial, comentando como o mundo do trabalho é visto em alguns países onde 70% dos jovens fazem educação profissional e valorizam a formação técnica e falou da necessidade no Brasil de políticas de permanência e êxito para os estudantes em situação de vulnerabilidade e da importância do ensino médio como um tripé do exercício da cidadania, preparação para o trabalho e prosseguimento do estudo.

O Estação IFB está disponível no Spotify (clique aqui) e na versão videocast na TV IFB (clique aqui).