Página inicial > Reitoria > Audiência pública em Brazlândia debate cursos a serem ofertados pelo Pronatec na cidade

Criado: Sexta, 03 de Agosto de 2012, 15h23 | Publicado: Sexta, 03 de Agosto de 2012, 15h23 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2395

Foi realizada na noite dessa quinta-feira, 2 de agosto, audiência pública, para definir, conjuntamente com a população de Brazlândia, quais serão os primeiros cursos a serem ofertados pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) na cidade-satélite. A reunião, que aconteceu no auditório da Administração Regional, contou com a presença da população local, além do reitor, Wilson Conciani, do pró-reitor de Ensino, Nilton Cometti, do Administrador da cidade, Bolivar Rocha, e da coordenadora da regional de ensino, Márcia Gilda.

Na audiência, após breve apresentação do IFB e explanação das modalidades dos cursos ofertados pela instituição, a consulta à população deu-se por meio de questionário. Foi entregue aos presentes uma ficha contendo dez opções de cursos, na qual cada morador pôde marcar as três alternativas que, na sua opinião, são as mais viáveis para a cidade. Os cinco mais citados serão os primeiros cursos a serem ofertados na cidade-satélite. O resultado da votação será divulgado no site do IFB, na próxima terça-feira, 7 de agosto.

Moradora de Brazlândia há 42 anos, Adélia Celestino Cerqueira aprovou a ideia da audiência pública, oportunidade que a comunidade tem de ser ouvida. “Esse encontro foi muito bom e necessário, porque a gente precisa de uma audiência igual a essa para saber a opinião da população”. Adélia conta que já se inscreveu em um curso do IFB, no Campus Taguatinga, mas não teve a sorte de ser sorteada para se matricular. Agora, com a ida da instituição para Brazlândia, ela enxerga novas oportunidades de melhorar sua qualificação. “Para nós, termos o IFB perto de casa vai ser maravilhoso; há muito tempo a gente vêm lutando para ter uma escola técnica aqui em Brazlândia”, conta.

Adélia Celestino, moradora de Brazlândia: há muito tempo a gente vêm lutando para ter uma escola técnica aqui em Brazlândia

Cursos

Os primeiros cursos ofertados em Brazlândia pelo IFB serão por meio do Pronatec/Copa (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), parceria entre os Ministérios da Educação e Turismo, que visa qualificar profissionais para os eventos esportivos em 2014. As aulas, previstas para começar no dia 19 de setembro, vão acontecer em dois polos na cidade, um no Setor Tradicional, antigo DF Digital, e outro no Incra 8.

Além de escolher as opções do cursos disponíveis na relação, a comunidade teve espaço para sugerir outros que não estavam listados. Após o recolhimento das fichas, o espaço foi aberto para que os presentes tirassem dúvidas e dessem sugestões a respeito do funcionamento do instituto em Brazlândia.

A ideia é que, por enquanto, as ações em Brazlândia aconteçam por meio dos cursos do Pronatec e da Rede E-Tec Brasil. Porém, o Governo do Distrito Federal (GDF) já doou um lote para a construção da sede definitiva na cidade-satélite.

Para o Administrador de Brazlândia, Bolivar Rocha, a vinda das ações do IFB para a cidade será extremamente positiva para a população.  “Brazlândia nunca teve uma escola federal na cidade. A comunidade sempre precisou sair para ter acesso à educação e, na maioria das vezes, pagando por isso. Agora essa parceira vai trazer oportunidade a muitas pessoas de Brazlândia”, finaliza.