Página inicial > Reitoria > 18 de agosto, Dia do Estagiário: um passo para o mundo do trabalho

18 de agosto, Dia do Estagiário: um passo para o mundo do trabalho

Criado: Sexta, 18 de Agosto de 2023, 07h00 | Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2023, 07h00 | Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2023, 16h19 | Acessos: 11435

Nesta sexta-feira, 18 de agosto, é comemorado o dia daquele que quebra muitos galhos, cuida do abastecimento de café, é geralmente culpado quando algo dá errado e está apenas dando o seu melhor para conquistar experiência para se inserir no mercado de trabalho: o estagiário.

Brincadeiras à parte, foi em 2008 que o estagiário deixou de ser figura responsável pelo cafezinho e passou a ter papel fundamental no desempenho do local onde estagia. De acordo com a Lei nº 11.788/2008, o estágio “é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”. A Lei do Estágio em vigor atualmente estabelece diretrizes como a duração do estágio, carga horária além dos deveres e direitos do estagiário.

O diretor de Políticas e Articulação com a Sociedade do Instituto Federal de Brasília (IFB), Rômulo Nobre, comenta que “a educação profissional e tecnológica está relacionada à prática profissional. Apesar da estrutura dos cursos já preverem essa prática dentro dos próprios laboratórios, o estágio é fundamental por proporcionar a possibilidade de vivenciar um ambiente profissional enquanto se está na escola e sob a supervisão de um orientador que faz o link entre o que é aprendido em sala de aula e o que deve ser executado no ambiente profissional”.

A diretoria é a responsável pelos acordos e cooperações técnicas entre o IFB e as empresas das mais diversas áreas. “Está crescendo bastante a procura das empresas pelo IFB, considerando a qualidade dos cursos ofertados e dos estudantes. Além do mais, Brasília passa a conhecer mais o Instituto Federal, o que impulsiona a procura. O estagiário, quando está no ambiente de trabalho, leva consigo a marca do IFB”, comenta Rômulo.

Os estágios geralmente se dividem em dois tipos: os obrigatórios, que fazem parte da carga horária do curso e não possuem remuneração e os não obrigatórios, que são opcionais e remunerados. Para muitos estudantes, o estágio é a primeira oportunidade de ingressar no mercado e entender na prática a teoria aprendida no curso. Semanalmente, o IFB divulga boletins de estágio para auxiliar os alunos a encontrarem novas vagas. O boletim é publicado toda segunda-feira, normalmente pela manhã, no portal do IFB, e encaminhado para os Coordenadores de Estágios de cada campus para informar aos alunos sobre as vagas. Para mais informações vale a pena dar uma olhada também na parte de estágio no Espaço do Estudante no portal.

Dados mostram que muitos estudantes são contratados pelas empresas que estagiam ao final do serviço exercido. Além de uma fonte inicial de aquisição de experiência, o estágio se torna uma grande oportunidade para o estudante imergir no mundo do trabalho ao fim do curso.

Nós, estagiários da comunicação do IFB, participamos ativamente da produção de materiais e de conteúdos que abastecem diariamente o Portal IFB e nossos perfis das redes sociais, mantendo a comunidade interna e externa sempre atualizada com as últimas novidades do instituto. O que você está esperando para acompanhar a gente? Siga-nos na TV IFB no YouTube e também nas redes sociais: Instagram (@ifbrasilia), Facebook (IFBrasilia), Telegram (IFB_Informa) e Twitter (@ifbnoticias) para não perder nenhuma atualização.

Texto: Klara Santos

Estagiária de Produção de Texto