Página inicial > Reitoria > Veruska Machado é empossada como reitora do IFB

Veruska Machado é empossada como reitora do IFB

Criado: Quarta, 30 de Agosto de 2023, 15h33 | Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2023, 15h33 | Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2023, 07h21 | Acessos: 1139
imagem sem descrição.

Na manhã desta quarta-feira, 30 de agosto, o ministro de estado da Educação, Camilo Santana, deu posse à Veruska Machado como reitora do Instituto Federal de Brasília.

Em sua primeira fala, como reitora empossada, Veruska destacou a força da coletividade, a necessidade do efetivo combate a injustiças e o olhar para o futuro com a educação como pauta central de todas as políticas.

"Assumir a gestão de uma instituição federal de ensino é assumir a defesa da rede federal. Nosso olhar para o futuro apresenta uma proposta que coloca a educação como pauta central de todas as políticas, sempre entendendo que o ser humano deve ser o centro de todo o processo e valorizando as histórias das pessoas, dessa instituição e do seu coletivo", destacou.

Já o ministro da educação desejou sucesso nesta nova jornada e se colocou como parceiro neste projeto que está se iniciando.

"Que vocês possam liderar esse processo, mas lembrando que somos apenas elementos desse projeto. O que está na ponta é a esperança e o sonho de jovens brasileiros. Saibam que vocês têm aqui, no Ministério da Educação, um parceiro para dialogar, para superar os desafios e construir caminhos de esperanças, oportunidades e sonhos", enfatizou Camilo.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Getúlio Marques Ferreira, inovou ao utilizar o seu tempo de fala recitando uma poesia, apresentando as reitoras empossadas e trazendo um contexto geral da educação profissional no país.(leia o poema na íntegra aqui).

Além de Veruska, a cerimônia também realizou a posse de Heron Binadiman, como reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Georgina Gonçalves dos Santos, como reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); e Ana Paula Palheta Santana, como reitora do Instituto Federal do Pará (IFPA).

A cerimônia, ocorrida no auditório do Ministério da Educação, também contou com a participação da Secretária de Educação Superior (SESU/MEC), Denise Carvalho, da Secretária Estadual da Educação do DF, Hélvia Miridan Paranaguá, de outros parlamentares e autoridades federais e distritais.

Assista à cerimônia na íntegra.

Perfil

Veruska foi eleita reitora do IFB na Consulta à Comunidade em 2023 e já atuava como representante máxima da instituição desde o último dia 2 de agosto, quando foi nomeada no Diário Oficial da União.

Professora do IFB desde 2010, licenciada e bacharela em Letras, mestra e doutora em Educação, Veruska também possui especialização em língua portuguesa, em Educação para a Diversidade e a Cidadania e em Gestão de Políticas Públicas de Raça e Gênero e formação em psicanálise pela Associação da Refundação Psicanalítica Internacional – Brasil.

Sua chegada ao IFB deu-se em junho de 2010, inicialmente lotada no IFB Campus Samambaia. Em 2013 e 2014, esteve à frente da Diretoria de Desenvolvimento de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino.

Em 2016, Veruska passou a atuar no IFB Campus Taguatinga, onde está lotada até hoje. Integra também o colegiado do ProfEPT, mestrado profissional em educação profissional em rede.

De 2021 a 2023, atuou como pró-reitora de Ensino no IFB.

Seu mandato à frente da instituição segue até 2027.

Confira aqui a pasta do Flickr com as imagens da solenidade.

E aqui o lnstagram @ifbrasilia a mensagem da reitora empossada para a comunidade do IFB.