Página inicial > Reitoria > Representantes do IFB participam de lançamento de cartilha que busca ajudar no enfrentamento à violência contra a mulher

Criado: Quinta, 09 de Agosto de 2012, 17h46 | Publicado: Quinta, 09 de Agosto de 2012, 17h46 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2363

Foi lançada, na noite dessa quarta-feira, 8 de agosto, no auditório do Colégio Marista, a cartilha “Quanto custa o machismo”, ação que faz parte do projeto “O INSS no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher”. A cartilha reúne informações sobre a Lei 11.340/06, enumera benefícios e serviços do INSS e esclarece mitos e fatos sobre o tema.

O reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani, a chefe de gabinete, Cristiane Batista Salgado, e a Procuradora, Dalva Silvian Ribeiro de Oliveira e Silva, participaram da solenidade. A proposta é que o IFB possa integrar essa rede de combate à violência contra a mulher. “O IFB está buscando um acordo de cooperação para desenvolver programas educacionais voltadas para esse público. Na verdade, seria uma ampliação do programa Mulheres Mil, que já é ofertado pela instituição”, afirma Conciani.

Cristiane Salgado, Dalva Silvian e Wilson Conciani com Maria da Penha no lançamento de cartilha do INSS.

No evento, a equipe do IFB também teve a oportunidade de encontrar-se com Maria da Penha Maia Fernandes, a biofarmacêutica cearense que lutou por 20 anos para ver seu agressor preso e por isso ficou conhecida por dar seu nome à Lei 11.340/06. Conciani conta que, apesar de breve, o encontro serviu para uma rápida apresentação do Programa Mulheres Mil a Maria da Penha. “Também fizemos o convite para que ela possa conhecer de perto as ações realizadas pelo instituto”.

Além da fundadora do Instituto Maria da Penha – Maria da Penha Maia Fernandes – também participaram da solenidade o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, Eleonora Menicucci, e o presidente do INSS, Mauro Hauschild.

No evento também foi apresentada a peça teatral “Bye bye Baby e outras mulheres”, dirigida por Lívia Fernandez, que retratou a história da relação conflituosa de um casal, em que a mulher, Baby, tenta preservar o casamento, mesmo sofrendo ameaças e ofensas do marido.

A cartilha

Elaborada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em parceria com o Instituto Maria da Penha e a Secretaria de Política para as Mulheres – a cartilha reúne, entre outros assuntos, informações sobre a Lei nº 11.340/06, enumera benefícios e serviços do INSS que podem ser requeridos em caso de violência doméstica praticada contra a mulher e esclarece mitos e fatos sobre o tema. A publicação também divulga que as vítimas de agressão devem acessar a Central de Atendimento à Mulher, por meio do telefone 180.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Previdência Social.