Catálogo de Cursos Técnicos recebe sugestões para atualização
Está aberto até 30 de setembro o período para recebimento de sugestões e pedidos de alteração do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. A versão atual do guia reúne 220 cursos, divididos em 13 eixos tecnológicos. Desde o início deste mês, sistemas e redes de ensino, entidades representativas de classes, educadores, estudantes, além de instituições públicas e privadas, podem enviar contribuições para aperfeiçoar o catálogo.
Competência da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, o guia é voltado para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, universidades públicas e particulares, além dos próprios estudantes, pois traz informações como perfil e competência de cada área profissional. As sugestões para a atualização, que ocorre anualmente, devem ser feitas no Portal do MEC, após um breve cadastro. A versão atual do guia, fruto da chamada pública aberta no ano passado, foi instituída pela Resolução n° 4, do dia 6 junho deste ano, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE).
O Catálogo
O Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, bem como o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, passam por revisões anuais, em agosto e setembro, como determina a legislação.
O período de apresentação de sugestões ou alterações nos catálogos de cursos de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação (MEC) está aberto até o dia 30 de setembro.
A partir da publicação do Decreto nº 7.480, de 16 de maio de 2011, que aprova a estrutura regimental do Ministério da Educação, as ações referentes ao Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia passam à competência da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, conforme art. 28, Inciso III, mantendo sob a competência da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, a elaboração, a manutenção e a atualização do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, definidos pelo art. 14, Inciso XIII.
Nesse período, para participar da atualização, educadores, estudantes, sistemas e redes de ensino, entidades representativas de classes, órgãos e entes públicos, além das instituições que oferecem os cursos devem enviar suas propostas de sugestões para os catálogos clicando em Acesso para iniciar o processo de cadastramento de usuários no Sistema de Segurança Digital(SSD). Após o cadastro, fazer o login e enviar sua proposta.
Clique aqui para acessar o site do MEC.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC
Redes Sociais