Equipe do Ministério da Saúde visita IFB para conhecer estrutura de laboratório móvel
Um grupo de quatro consultores do Ministério da Saúde visitou, na manhã da última terça-feira, 21 de agosto, a reitoria do Instituto Federal de Brasília (IFB).
O objetivo da visita foi conhecer, de perto, o laboratório móvel que a Instituição recebeu do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Profissional (Pronatec) e da Rede E-TEC Brasil. O Ministério da Saúde, por meio da Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência, irá criar oficinas ortopédicas de modelo itinerante, para atender a população em locais de difícil acesso, e utilizará estruturas semelhantes às do IFB na realização desse trabalho.
Diego Ferreira, consultor técnico do Ministério da Saúde, avaliou de forma positiva a visita aos equipamentos do IFB. “Como estamos projetando um caminhão com características de uma oficina, acreditamos que o modelo que conhecemos hoje é bastante interessante e vai servir para a nossa análise”, afirma o consultor.
A ideia é que a parceria entre Ministério da Saúde e IFB vá além da demonstração desses equipamentos. Em conversa com o reitor Wilson Conciani, foi iniciada uma proposta para que os cursos na área de Eletromecânica, ofertados pelo Campus Taguatinga, ajudem na montagem técnica dos caminhões do Ministério da Saúde.
“A proposta é ter dentro do caminhão vários equipamentos elétricos, e como nossa equipe técnica é formada prioritariamente por profissionais da área de saúde, essa possível parceria com os cursos de Eletromecânica vai nos oferecer definições técnicas, como por exemplo, amperagem, voltagem e outras especificações no desenvolvimento desse projeto”, espera Diego.
A equipe do Ministério da Saúde, que teve o acompanhamento do servidor do IFB, Cláudio Ferreira de Souza, passou a manhã inteira conhecendo a estrutura do laboratório móvel e a forma correta de montar e desmontar o equipamento.
Redes Sociais