Educação Midiática oferece aos estudantes atividades criativas e acadêmicas
O projeto de Educação Midiática "Educom.com" no IFB tem tido uma programação agitada nas últimas semanas. A iniciativa é realizada por meio de parceria com a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, pelo programa de Comunicação Comunitária. Neste semestre, a proposta acontece na turma dos estudantes do ensino médio, da professora Patrícia Albuquerque, na unidade do IFB Campus Brasília. Em sua segunda edição no Instituto, trinta estudantes do curso de Eventos têm participado de oficinas e práticas ativas para desenvolvimento de habilidades e competências midiáticas.
Dentro da programação, os estudantes do IFB estão desenvolvendo uma proposta de produção e criação de fanzine, em que são exploradas percepções criativas e críticas nesse processo de aprendizagem. Assim, é possível acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos, dos impressos aos digitais.
Programa de Educação Midiática na Semana Universitária FAC/UnB
No último dia 29 de setembro, os estudantes e as professoras do IFB estiveram na Semana Universitária da UnB (Semuni) e visitaram os espaços da Faculdade de Comunicação, recebidos pelos extensionistas e estudantes do Programa de Comunicação Comunitária.
Agenda IFB na Semuni
15h30 — Recepção dos estudantes do IFB no Campus Darcy Ribeiro e divisão das turmas
16h — Turma 1 Fechamento fanzine, e turma 02 – visita técnica à Faculdade de Comunicação (UnB)
16h30 — Turma 2 Fechamento fanzine, e turma 01 – visita técnica à Faculdade de Comunicação (UnB)
17h — Visita ao Instituto Central de Ciências (ICC) – Semuni
17h30 — Encerramento da visita à UnB
Saiba Mais: I Semana Brasileira de Educação Midiática
Inédita, a Semana Brasileira de Educação Midiática ocorrerá entre os dias 23 e 27 de outubro e será promovida pela Secom em parceria com o Ministério da Educação (MEC) — contando também com o apoio de organizações da sociedade civil que atuam na temática. O evento representará a participação oficial brasileira na Media and Information Literacy Week (MIL Week) da Unesco, um evento global que acontece anualmente, desde 2011, e promove iniciativas de educação midiática. Este ano, o evento mobiliza os países em torno do tema "Alfabetização Midiática e Informacional em Espaços Digitais: uma agenda global coletiva".
Confira aqui o convite do webnário realizado em 28 de setembro pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Redes Sociais