Página inicial > Reitoria > Crianças aprendem a importância do consumo de hortaliças

Crianças aprendem a importância do consumo de hortaliças

Criado: Segunda, 27 de Agosto de 2012, 09h40 | Publicado: Segunda, 27 de Agosto de 2012, 09h40 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3555

Com o propósito de estimular o consumo de hortaliças entre crianças, nos dias 23 e 24 de agosto, uma equipe do projeto “Estratégias de comunicação como ferramenta de incentivo ao consumo de hortaliças pelo público infantil”, da Embrapa Hortaliças (Brasília/DF), aportou na Escola Classe 02 da Candangolândia – região administrativa do Distrito Federal, para desenvolver atividades com alunos do terceiro ano.

Cerca de 80 crianças, de faixa etária entre 8 e 10 anos, tiveram a chance de experimentar docinhos bem diferentes preparado a base de hortaliças. Após a degustação, elas preencheram uma ficha para indicar suas percepções em relação à cor, à textura e ao sabor. Para a professora Rosa Maria de Sousa, professora do Campus Riacho Fundo do Instituto Federal de Brasília (IFB) e colaboradora do projeto, o resultado foi positivo porque crianças que normalmente não gostam de hortaliças, aprovaram o gosto dos doces.

No cardápio, havia quatro sabores diferentes: beterraba, cenoura, batata-doce e espinafre com hortelã. Cada sabor possuía duas concentrações: uma com mais e outra com menos hortaliça. “Foi interessante notar que é possível atingir esse público de outra forma. Quando veem no prato a beterraba ralada ou cozida em pedaços, logo eles dispensam e fazem cara de quem não gosta. Ao incluir a beterraba nos docinhos, conseguimos agregar nutrientes em alimentos que já estão acostumados a consumir”, analisa Rosa Maria.

A análise sensorial foi conduzida pelas alunas Ana Caroliny Damasceno e Lukiane Andrade, graduandas de Nutrição pela UNIP – Universidade Paulista. Elas abraçaram o projeto para realizar o trabalho de conclusão de curso e contam que tem sido gratificante atuar junto às crianças em prol de uma alimentação mais saudável.

Nesse sentido, a professora destaca a importância da ação, uma vez que a maioria das crianças em fase escolar não possui o hábito de consumir hortaliças. Por isso, para acentuar o entendimento de que hortaliças são importantes para a saúde, as crianças assistiram a uma apresentação, na qual puderam conhecer vários tipos de hortaliças e ficar familiarizada com esses alimentos. No final, houve até quem pedisse a receita para levar para casa.

Fonte: Paula Rodrigues - Assessoria de Imprensa da Embrapa.