Página inicial > Reitoria > Dúvidas - Pronatec

Dúvidas - Pronatec

Criado: Segunda, 27 de Agosto de 2012, 16h59 | Publicado: Segunda, 27 de Agosto de 2012, 16h59 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 8190

O que é o Pronatec?

É o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações, dentre elas a oferta da Bolsa-formação.

Bolsa-Formação Estudante e Bolsa-formação Trabalhador:

- A Bolsa-Formação Estudante destina-se a atender ao estudante regularmente matriculado no ensino médio público propedêutico, com oferta de cursos de formação profissional técnica de nível médio, na modalidade concomitante.

- Já a Bolsa-Formação Trabalhador destina-se a atender ao trabalhador e aos beneficiários dos programas federais de transferência de renda, com a oferta de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

Como funciona?

O IFB se reune com instituições públicas parcerias e juntas levantam  as necessidades de qualificação profissional para as pessoas que são atendidas por essas instituições.

Após a definição dos cursos, as instituições parceiras (demandantes) iniciam o processo de pré-matrícula das pessoas interessadas em se qualificar. Assim, depois de realizarem sua pré-matrícula junto aos demandantes, os candidatos podem se dirigir aos campi do IFB para realizarem sua matrícula e entregar a documentação necessária.

Aí, é só aguardar o início das aulas!

Quem poderá participar dos cursos do Pronatec?

Prioritariamente:

Estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos;
Trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores;
Beneficiários titulares e dependentes dos programas federais de transferência de renda (ex.: Bolsa-Família);
Pessoas com deficiência;
Povos indígenas, comunidades quilombolas e adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; e
Públicos prioritários dos programas do governo federal que se associem à Bolsa-Formação do Pronatec.

Como posso me inscrever nos cursos que o IFB vai ofertar, no âmbito do Pronatec?

• Beneficiários da Bolsa- Família e seus dependentes:

*Procurar as Unidades do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social)

• Beneficiários do seguro-desemprego:

* Procurar as Unidades do SINE (Sistema Nacional de Emprego)

• Estudantes do Ensino Médio – Rede Pública

* Procurar as Escolas Públicas do GDF

• Jovens em cumprimentos de medidas sócio-educativas

* Procurar a Secretaria da Criança e/ou CRAS/CREAS

• Trabalhadores que já atuam ou querem atuar na área de turismo (PRONATEC-COPA)

* Acessar ao Site do Mtur – Ministério do Turismo.

Que tipo de assistência estudantil o estudante vai receber, gratuitamente, ao frequentar os cursos do Pronatec?

• Uniforme
  • Lanche
  • Transporte
  • Material didático (pasta, caderno, lápis, caneta, etc...)
  • Material específico do curso
  • Acompanhamento estudantil feitos por profissionais capacitados (Orientadores).

Existe cadastro reserva (fila de espera)?

Sim. O candidato interessado em um dos cursos oferecidos pelo IFB, no âmbito do Pronatec, e que preenche a um dos perfis indicados anteriormente, poderá também preencher formulário de cadastro reserva, disponível no site  ou nos campi do IFB. Caso as vagas não sejam totalmente preenchidas, esses candidatos contantes do cadastro reserva poderão comparecer ao campus de seu interesse e realizar sua matrícula.

Divulgaremos no site do IFB a chamada para que as pessoas interessadas e constantes  do cadastro reserva possam comparecer aos campi. As matrículas serão realizadas por ordem de chegada e conforme a disponibilidade de vagas.

Qual a carga horária dos cursos ofertados?

Os cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC são ofertados com carga horária média de 205 horas (246 aulas) e duração de aproximadamente 4 meses.

Já os cursos técnicos concomitantes tem uma carga horária que varia de 800h a 1200 horas e com duração de 1 ano e meio à 2 anos.

Mais informações:
(61) 2103-2164 - Coordenação Geral Pronatec