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IFB recebe 36º Fórum das Pró-Reitorias de Graduação (ForGRAD)

Criado: Sexta, 03 de Novembro de 2023, 13h23 | Publicado: Sexta, 03 de Novembro de 2023, 13h23 | Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2023, 17h20 | Acessos: 112

Nos dias 30 e 31 de outubro , o IFB foi o palco do 36º Fórum das Pró-Reitorias de Graduação (ForGRAD), em uma parceria com o decanato de graduação da Universidade de Brasília (UnB). O evento reuniu pró-reitores de graduação das instituições de ensino superior do Brasil para debater questões cruciais relacionadas à educação superior no país.


O ForGRAD tem se destacado por sua missão de formular políticas e diretrizes fundamentais para fortalecer as ações conjuntas das Pró-Reitorias de Graduação em âmbito regional e nacional. Além disso, busca contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas na área de educação superior, alinhando-se a órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.


Um dos focos do fórum deste ano foi a discussão acerca da permanência e acompanhamento de egressos, com a contribuição de especialistas da área. A necessidade de abordar questões ligadas à permanência, empregabilidade e sucesso dos estudantes no ambiente universitário foi destacada como crucial.

O ForGRAD tem por objetivos:

I – Formular políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às Pró-Reitorias, em nível regional e nacional.

II – Contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de Educação Superior que visem ao pleno desenvolvimento do País, de forma articulada com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.

III – Contribuir para a formação acadêmico-administrativa dos Pró-Reitores das IES.

IV – Fomentar a socialização de experiências de gestão acadêmica e administrativa entre as IES.

O Fórum tratou das Políticas de Educação Superior voltadas para os cursos de graduação nas Instituições de Educação Superior (IES) e teve como tema a Política de Avaliação e Regulação da Educação Superior, que foi discutida pelas Pró-Reitorias de Graduação.

O ForGRAD continua a desempenhar um papel essencial na discussão e na busca de soluções para os desafios que permeiam a educação superior no Brasil. É crucial que as conclusões e preocupações expressas durante esse fórum sejam devidamente consideradas também no orçamento governamental e que as ações resultantes possam contribuir significativamente para o aprimoramento do sistema educacional do país.

 

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