Estação IFB: Educação Profissional e Inclusão
Você sabia que a pessoa com deficiência (PCD) pode fazer um curso técnico ou superior do Instituto Federal de Brasília por ação afirmativa?
No Estação IFB trazemos o depoimento de três estudantes do IFB que, em seus diferentes desafios, conseguem avançar nos estudos e contribuir para a melhoria da inclusão dentro da instituição e fora dela.
Cosme Passos Salvador, estudante do curso Técnico em Administração do IFB Campus Brasília, é egresso do curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio e curso Técnico em Equipamentos Biomédicos Subsequente do IFB Campus Ceilândia e hoje é representante eleito pelos estudantes para contribuir com o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).
Josimar Sousa é estudante do curso superior de Tecnologia em Agroecologia do IFB Campus Planaltina e também egressa do curso Técnico em Agroindústria. Ela veio do Piauí, é cadeirante e aluna residente.
E Maria Aparecida Dias é moradora da comunidade Arapongas, próxima ao campus, e fala do atendimento que recebe no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) para permanecer no curso de Tecnologia em Agroecologia.
Para fechar o programa, o coordenador de Políticas Inclusivas do IFB, o intérprete Gilcemar Júnior, fala sobre o Napne e sobre as políticas de ingresso aos estudantes com deficiência.
O Estação IFB está disponível em áudio no spotify (clique aqui>>) e também no canal TV IFB no YouTube:
Ficha Técnica
Entrevistadora
Ana Cristina Moreira, jornalista do IFB
Convidados
Cosme Passos Salvador – Representante estudantil no CEPE
Josimar Sousa – estudante de Tecnologia em Agroecologia/CPLA
Maria Aparecida Dias – estudante de Tecnologia em Agroecologia/CPLA
Gilcemar Júnior – diretor de Políticas Inclusivas do IFB
Audiovisual
Yussef Amim
Intérprete de Libras
Thael Pires
Redes Sociais