Página inicial > Reitoria > Estação IFB: Educação Profissional e Inclusão

Estação IFB: Educação Profissional e Inclusão

Criado: Quarta, 22 de Novembro de 2023, 14h13 | Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2023, 14h13 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2023, 14h13 | Acessos: 253

Você sabia que a pessoa com deficiência (PCD) pode fazer um curso técnico ou superior do Instituto Federal de Brasília por ação afirmativa?

No Estação IFB trazemos o depoimento de três estudantes do IFB que, em seus diferentes desafios, conseguem avançar nos estudos e contribuir para a melhoria da inclusão dentro da instituição e fora dela.

Cosme Passos Salvador, estudante do curso Técnico em Administração do IFB Campus Brasília, é egresso do curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio e curso Técnico em Equipamentos Biomédicos Subsequente do IFB Campus Ceilândia e hoje é representante eleito pelos estudantes para contribuir com o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Josimar Sousa é estudante do curso superior de Tecnologia em Agroecologia do IFB Campus Planaltina e também egressa do curso Técnico em Agroindústria. Ela veio do Piauí, é cadeirante e aluna residente.

E Maria Aparecida Dias é moradora da comunidade Arapongas, próxima ao campus, e fala do atendimento que recebe no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) para permanecer no curso de Tecnologia em Agroecologia.

Para fechar o programa, o coordenador de Políticas Inclusivas do IFB, o intérprete Gilcemar Júnior, fala sobre o Napne e sobre as políticas de ingresso aos estudantes com deficiência.

O Estação IFB está disponível em áudio no spotify (clique aqui>>)  e também no canal TV IFB no YouTube:

Entrevistadora

Ana Cristina Moreira, jornalista do IFB