Página inicial > Reitoria > Sarau Literário e premiação do 2º Concurso de Redação Multicampi do IFB

Sarau Literário e premiação do 2º Concurso de Redação Multicampi do IFB

Criado: Segunda, 27 de Novembro de 2023, 09h56 | Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2023, 09h56 | Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2023, 09h57 | Acessos: 384
imagem sem descrição.

Aconteceram, durante o ConectaIF, nessa última quinta-feira (23), o Sarau Literário e a premiação do II Concurso de Redação Multicampi do IFB, ação promovida pela Pró-Reitoria de Ensino (PREN) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PREX). O Evento, como parte da programação Novembro Negro, convidou a comunidade a refletir e desconstruir padrões, questionar narrativas coloniais e amplificar vozes historicamente silenciadas.

O tema do concurso de redação – “Racismo estrutural e educação antirracista” – buscou refletir sobre qual é o papel de uma educação antirracista no combate ao racismo estrutural. A comissão organizadora do Concurso recebeu mais de 100 textos de estudantes dos 10 campi do IFB. Foram 12 textos premiados: seis na categoria Prosa para o Técnico Integrado ao Ensino Médio e Proeja, e seis na categoria Verso para o curso superior, incluindo a pós-graduação. Os primeiros lugares receberam um tablet; os segundos, um ledor digital Kindle; e os terceiros lugares, um box de livros. A comissão organizadora recebeu textos de estudantes dos 10 campi. 6 campi fizeram premiados: Riacho Fundo, São Sebastião, Planaltina, Brasília e Ceilândia.

O Sarau, organizado pela Diretoria de Desenvolvimento de Ensino, teve como cerimonialistas a Diretora de Políticas Estudantis e ativista do movimento negro Gislaine Maia, o poeta cordelista e também ativista do movimento negro Paulo Barbosa, estudante do mestrado ProfEPT. A abertura foi realizada pela pró-reitora de Ensino, Rosa Amélia Pereira da Silva, que contou sobre a proposta do sarau e da primeira edição do concurso de redação. O evento contou também com falas da reitora, Veruska Ribeiro, da pró-reitora de Extensão, Diene Ellen Tavares Silva, e da diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFB Campus Planaltina, Márcia Maria dos Santos.

Um dos destaques foi o momento de premiação da estudante do curso técnico Restaurante e Bar – Proeja do IFB Campus Riacho Fundo, Maria Beatriz de Oliveira Neves, que teve seu prêmio entregue pelo coordenador-geral de Biblioteca do IFB Campus Brasília, Jadir Viana. Maria Beatriz fez uma fala emocionante sobre sua trajetória de vida até chegar no IFB. Ao receber o prêmio, foi abraçada por sua professora de Língua Portuguesa, Laetícia Jensen Eble, que incentivou sua participação no concurso.

Foi uma tarde com falas lindas, textos potentes e momentos emocionantes com interação entre estudantes, técnicos e docentes de diversos campi do IFB. A Pró-Reitoria de Ensino agradece a participação de todos e todas, o empenho dos servidores da Diretoria de Desenvolvimento de Ensino – PREN  e de todos os monitores para a realização do evento.