Página inicial > Reitoria > IFB comemora o Dia Nacional da Educação a Distância

IFB comemora o Dia Nacional da Educação a Distância

Criado: Segunda, 27 de Novembro de 2023, 17h29 | Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2023, 17h29 | Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2023, 17h48 | Acessos: 176

No Dia Nacional da Educação a Distância (EaD), é importante refletir sobre a modalidade de ensino que tem democratizado o acesso ao conhecimento, superando barreiras geográficas, temporais, socioeconômicas e culturais. Este dia é uma oportunidade para reconhecer os avanços e as contribuições da EaD na sociedade brasileira e inspirar a busca por melhorias e inovações constantes.

Em 2020, a pandemia tornou mais evidente a importância da EaD e a mediação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tornou-se fundamental. Passado o Ensino Remoto Emergencial, agora é o momento de pensar a Educação a Distância de forma ampla, dialógica e com qualidade socialmente referenciada, conforme discutido no XI Fórum EaD neste mês de novembro.

Para a garantia dessa qualidade, é crucial abordar os desafios enfrentados pela EaD, como a necessidade de estruturação adequada, de investimentos em tecnologia e formação docente.

No âmbito do IFB, a Diretoria de Educação a Distância (DEaD) tem investido em processos formativos variados: formações personalizadas aos campi, de acordo com as necessidades dos (as) servidores (as), seja na criação de cursos EaD, de inclusão da carga horária a distância nos cursos presenciais; formações construídas no formato de trilhas; formações abertas, como é o caso dos cursos MOOCs, hospedados na nossa Escola Virtual, lançada em julho deste ano.

Atualmente, o IFB oferece 4 cursos técnicos subsequentes de oferta própria, o que demonstra a materialização do processo de institucionalização da EaD na instituição. Houve avanço também na oferta das primeiras graduações a distância, por meio do ingresso do IFB na Universidade Aberta do Brasil, a UAB. Mais um grande desafio que registra um momento importante para o histórico da EaD.

O IFB tem uma história de muito trabalho, dedicação e defesa por uma EaD de qualidade. Que neste dia a Instituição possa celebrar o que já conquistou e que essa modalidade seja cada vez mais reconhecida dentro e fora do IFB.

Quer saber mais sobre as ações da Diretoria de Educação a Distância? Clique aqui para acessar a nossa página no Portal do IFB!