Nossa História
INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) é a casa que acolhe todos que procuram qualificação profissional e tecnológica no Distrito Federal. É nessa instituição, com seus 10 campi e a reitoria, que o ensino profissional da unidade da federação, carinhosamente denominada de “quadradinho”, encontra embasamento para ser uma ferramenta estruturante para o exercício da cidadania, para o desenvolvimento da ciência e para o fomento à cultura e ao trabalho, conforme cita a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Inserindo-se na história de Brasília em 2008, o IFB segue os caminhos dos “eixinhos” e das “tesourinhas” tão características para a população formada por gente de vários cantos do país e — por que não dizer também — do mundo. Diante de uma diversidade tão forte, o IFB ajusta seus cursos em eixos tecnológicos e observa a vocação econômica das regiões que atende, por meio de eixos como: ambiente, saúde e segurança; controle de processos industriais; gestão e negócios; hospitalidade e lazer; informação e comunicação; infraestrutura; produção alimentícia; produção cultural e design; produção industrial; linguagens, seus códigos e suas tecnologias; ciências humanas; matemática e ciências da natureza.
Como o eixo monumental que serve de esqueleto para o belo avião que modela a cidade, o Instituto Federal de Brasília estrutura-se em suas unidades educacionais das regiões administrativas, para se dedicar ao ensino, à pesquisa e à extensão, disponibilizando, como forma de ingresso para os alunos de nível médio, subsequente e formação inicial e continuada, o sorteio para vagas, para que todos tenham chances iguais. Para o nível superior, o IFB usa o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e a nota do Exame Nacional de Ensino Médio — Enem.
No balão que une qualidade de vida e economia criativa, na abundância do verde em pleno cerrado brasileiro e assim como os azulejos de Athos Bulcão — marca que leva a imagem de Brasília para os olhares externos — o IFB vem deixando sua marca na comunidade brasiliense, uma vez que a instituição se insere em um projeto de desenvolvimento nacional, na medida em que trabalhadores qualificados e éticos, conscientes de seus deveres e direitos, são elementos fundamentais para que o país possa se desenvolver com inclusão e justiça social.
E com o perdão à licença poética, cita-se o poeta Renato Russo, na música Faroeste Caboclo, que diz “estou indo pra Brasília, neste país lugar melhor não há” para exemplificar a mistura riquíssima que forma a comunidade acadêmica, com seus professores, técnicos administrativos e educacionais, colaboradores e nossos discentes que vêm de muitos lugares do país e que aqui encontram uma outra casa.
REITORIA
A reitoria é o órgão executivo superior do IFB responsável por superintender, coordenar, planejar, executar e fiscalizar as atividades do IFB. Nela o(a) reitor(a) eleita administra a instituição com a organização de Pró-Reitorias, Diretorias Sistêmicas e Assessorias.
A primeira sede provisória da Reitoria do IFB foi no Edifício Ana Carolina, localizado na SEPN 504, Bloco A, 3º andar. Quando o IFB Campus Brasília ficou pronto em 2012, um bloco foi cedido para abrigar a Reitoria. Até que em 2018 passou a ocupar a atual sede, no Edifício Siderbrás, no Setor de Autarquia Sul, em imóvel cedido pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU).
CAMPI DO IFB
Os campi do Instituto Federal de Brasília formam o coração da Educação Profissional Pública no “quadradinho” mais famoso do Brasil. Espalhados em dez regiões administrativas do Distrito Federal, os campi Brasília, Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga recebem, todos os anos, vidas e sonhos dos corações de seus estudantes.
Nessas unidades, percebe-se a vida pulsando e transformando-se no dia a dia acadêmico; é onde se enxerga, de mais perto, a colcha de retalhos de aspirações profissionais e pessoais intimamente ligadas por grossos fios de esperança que emergem nas salas de aulas, nos pátios, nos laboratórios e naquelas conversas de “pé de ouvido” que se fazem, às vezes de forma mais incisiva, para ver o crescimento do outro, do futuro profissional.
É nos campi do IFB que se observam, mais intimamente ao longo da estadia nos variados cursos e modalidades ofertadas, a direção e o sentido dos caminhos que os estudantes vão delineando aos poucos em suas vidas. Os laços nutridos entre professores, pedagogos, psicólogos, coordenadores e gestores administrativos vão ajudando no formato que o discente quer percorrer rumo às realizações profissionais e pessoais.
As teorias, os conteúdos e as técnicas aprendidas por meio de professores especializados e qualificados, com toques de ardor e persistência dos que buscam uma qualificação para o mundo do trabalho e para o crescimento pessoal, fazem dos campi do IFB um lugar de metas a serem atingidas, de realizações e de perspectivas para novos desejos e de novas portas a serem abertas para subir os degraus da vida.
Conheça um pouco da trajetória de cada um.
IFB CAMPUS BRASÍLIA
O IFB Campus Brasília (CBRA) é gigante em sua natureza física e em sua diversidade étnica e cultural. Está presente no “avião” de Lúcio Costa, entre cores e entre quadras, próximo à constelação de poderes e sob o céu azul do planalto. Maior campus do Instituto Federal de Brasília em número de estudantes, o CBRA, como é chamado internamente pelos seus servidores e estudantes, possui muitas faces, cores, estilos, formas, movimentos, gostos, cheiros e vozes que vêm delineando sua história. Criado em 2008, oferta cursos de formação inicial e continuada (FIC), técnicos, de graduação e de pós-graduação.
O CBRA teve em sua trajetória vários espaços provisórios de trabalho, até que, em 2012, inicia o ano letivo na sede definitiva e própria, localizada na L2 610 Norte, que conta com quatro blocos de salas de aulas e laboratórios específicos e espaços de inovação, um bloco administrativo, ampla biblioteca, ginásio poliesportivo, piscina e restaurante, ambientes que atendem, atualmente, mais de 3.200 estudantes, nos eixos tecnológicos Gestão e Negócios; Tecnologia da Informação; Turismo, Hospitalidade e Lazer; e na área do conhecimento Artes – Dança.
Espaço de formação, de manifestações expressivas, de diversidade e de exploração da criatividade que busca gerar experiências únicas aos seus discentes, o CBRA volta-se também para a consolidação de políticas e diretrizes voltadas para a Sustentabilidade, a Cultura, o Gênero, as Etnias e os Estudos Afro-Brasileiros, cujas ações permitem uma maior integração entre estudantes, professores, técnicos administrativos, colaboradores e comunidade externa. Há ainda projetos voltados para a institucionalização da educação a distância e para ações focadas no desenvolvimento de pessoas e na qualidade de vida, bem como na qualidade das relações de trabalho.
Nessa heterogeneidade, o IFB Campus Brasília oferece, por meio de seus professores, ações de pesquisa que buscam a articulação com o ensino e com a extensão, não somente pela oferta dos cursos de nível médio integrado e subsequente ou FIC, mas também por meio do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica e a Especialização em Gestão Pública.
Reinando nas asas de Brasília, o CBRA recebe seus servidores, seus estudantes – candangos e seus filhos aqui nascidos – que passam pelas tesourinhas, balões e eixos, com vistas para belos ipês de tantas cores e belezas, para desenvolver uma política de ensino que vincula educação, cultura, trabalho e território.
IFB CAMPUS CEILÂNDIA
O IFB Campus Ceilândia (CCEI) é relativamente novo e pequeno, mas com muita história para contar e muito aconchego a todos que ali frequentam. Está situado na QNN 26, entre o campus da Universidade de Brasília (UnB) e o viaduto do metrô.
Os cursos ofertados pelo IFB Campus Ceilândia têm sido criados em diálogo com a comunidade. Aos poucos, o campus amplia sua atuação. Hoje já oferta cursos que vão do ensino médio à pós-graduação: Técnico em Eletrônica, Técnico em Equipamentos Biomédicos, Técnico em Segurança do Trabalho, Licenciatura em Letras – Espanhol e Especialização em Ciências Policiais. Além desses, oferta diversos outros cursos ligados à formação inicial e qualificação profissional, dentre os quais se destacam Língua Espanhola, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Informática para a Terceira Idade.
Em relação à aderência das áreas de formação que o IFB Campus Ceilândia oferece, a eletrônica sempre possui espaço na região do Distrito Federal; afinal, embora não existam tantas indústrias neste quadradinho, há muita prestação de serviço em todo lugar. O mundo tem se tornado cada vez mais equipado eletronicamente. A área de equipamentos biomédicos, por sua vez, se compraz com o atendimento aos diversos hospitais e clínicas da região – que anteriormente precisavam trazer técnicos de outras cidades. No que se refere à segurança do trabalho, o DF é um ambiente repleto de oportunidades também; afinal, muitas empresas de médio e grande porte surgem por aqui, além de outras que têm buscado se instalar no território candango a partir de benefícios diversos.
Em relação ao nível superior, o campus atua na área de Letras – Espanhol, que oferece à comunidade professores com formação atualizada e crítica, professores competentes que podem atuar tanto em escolas de idiomas quanto em escolas da educação básica.
E no que se refere à especialização em segurança pública, é válido pensar que com o crescimento do DF cresce a atuação policial. O curso é resultado de uma parceria das instituições IFB, Polícia Civil do DF e Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (Funab) e formou um curso exclusivo na metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).
A diversidade de cursos ofertados na Unidade reflete o clima “alto astral” encontrado nos corredores. Ao mesmo tempo que se encontram pessoas trabalhando com projetos de robótica, há pessoas praticando idiomas ao lado de quem já se prepara para atuar na docência. Em paralelo, pessoas analisam riscos em aulas simuladas de segurança do trabalho no mesmo ambiente em que passa pela cantoria de um grupo de idosos ansiosos por se conectarem ao mundo virtual.
Assim, a troca de experiência constitui-se uma marca do IFB Campus Ceilândia, que busca integração social e cada vez mais capacitar aqueles que já são ou que ainda se tornarão profissionais para o mundo do trabalho.
IFB CAMPUS ESTRUTURAL
O IFB Campus Estrutural (CEST) é uma conquista para os moradores do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento – SCIA. É um legado de luta de pessoas que construíram o direito de viver ali sob muita poeira e suor – pessoas que, apesar das agruras da vida, têm orgulho de suas conquistas e dos saberes que acumularam na cidade. O campus é o símbolo do reconhecimento do direito à educação, que outrora fora negado a essa comunidade, mas que, agora, estampa a esperança de respeito e reparação.
À primeira vista, pelo clima de familiaridade, o visitante pode ficar com a impressão de que se trata de um campus pequeno; mas, à medida que se aproxima, logo percebe a grandeza da sua diversidade, graças a sua composição, formada por estudantes de várias idades, gêneros, cores e habilidades. E, conforme se vai além da beleza dessa imagem inspiradora, percebe-se que ela é apenas o prenúncio de uma série de histórias, saberes e sonhos que demonstram o mais relevante potencial desse campus: o de fortalecer e desenvolver as capacidades técnicas e humanas ao seu redor.
A localização geográfica do IFB Campus Estrutural já dá as pistas dos seus eixos de formação: por um lado, é cercado pela Cidade do Automóvel e, por outro, é vizinho dos Centros de Triagem de Cooperativas de Catadores de Recicláveis. Assim, reconhecendo os arranjos produtivos locais, esse campus tem como principais eixos de formação o de Controle e Processos Industriais e Ambiente e Saúde. Os cursos oferecidos vão desde o Programa de Educação para Jovens e Adultos (Proeja) e ensino médio integrado até curso de graduação e pós-graduação, de curta até de longa duração, com aulas durante o dia ou à noite.
Tendo começado a oferta de cursos na Cidade Estrutural em 2010, ainda em espaço provisório, hoje o campus tem à disposição de seu público os seguintes cursos regulares de nível médio: Técnico em Manutenção Automotiva integrado ao ensino médio, Técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio, Técnico em Manutenção Automotiva na modalidade subsequente, Técnico em Reciclagem integrado ao ensino médio – modalidade Proeja, Licenciatura em Matemática e pós-graduação (especialização) em Governança Territorial para o Desenvolvimento Saudável e Sustentável (parceria com a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz Brasília). Há ainda a opção dos cursos de formação inicial e continuada: Informática Básica para Concurso, Auxiliar Administrativo, Espanhol Básico, Espanhol Intermediário, Inglês Básico e Libras Básico. Nessa caminhada, que está apenas no começo, o IFB Campus Estrutural, ao passo que oferta seus cursos, objetiva atuar em favor do desenvolvimento local e regional, na perspectiva da construção da cidadania dos moradores da Cidade Estrutural e região, conforme preconizam as finalidades dos Institutos Federais.
IFB CAMPUS GAMA
O IFB Campus Gama (CGAM) está presente no meio do cerrado, na entrada da Região Administrativa do Gama, e forma um corredor de conhecimentos com o campus da Universidade de Brasília (UnB) na região. Ora camuflado pelas folhas das árvores que o cercam, ora destacado pelas placas luminosas que o identificam, esse campus é repleto de diversidade e curiosidades. Seu corpo docente é formado por professores de diferentes partes deste país e até de outras nacionalidades, perceptíveis nos sotaques e costumes.
Essa heterogeneidade reflete também na composição dos estudantes, que vêm de muitas realidades e encontram no campus um espaço de acolhimento, inclusivo e acessível. Uns são muitos jovens e cheios de expectativas para os cursos técnicos integrados ao ensino médio: enchem o campus de sorrisos, brincadeiras e travessuras, ao mesmo tempo em que se dedicam aos estudos nas áreas de Alimentos e Química. Outros, jovens, adultos e idosos, retornam aos bancos escolares para “recuperar o tempo perdido”, e nos cursos técnicos em Administração e em Logística, desafiam professores, no reconhecimento de seus saberes e experiências, sem deixar de ampliar os conhecimentos escolares e promover a qualificação profissional para inserção ou reinserção no mundo do trabalho. Além disso, o campus também abriga os estudantes que anseiam por cursos de nível superior, no Bacharelado em Administração, Graduação em Química e Tecnologias em Logística e em Alimentos.
Diversidades de conhecimentos, de sotaques, de idades e de interesses se destacam-se nos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos. O LABLIN – Laboratório de Práticas de Linguagens em Línguas Materna e Estrangeiras trouxe para o campus o Clube do Livro, o Clube do Cinema (Cine-Cabeça), além das diversas oficinas, palestras e minicursos voltados para as práticas de leitura e produção textual. Esse projeto de extensão entusiasma os estudantes no conhecimento das literaturas brasileira, portuguesa e afro-brasileira.
Há também, entre outros, o Talentos Proeja, um evento cheio de graça, sabores e diversões, no qual os estudantes, jovens e adultos, demonstram suas experiências e conhecimentos adquiridos fora do ambiente escolar, para uma plateia de professores e colegas cheios de curiosidade e expectativas. O campus também abre suas portas para a Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão (JEPE), evento que desde 2016 oportuniza a integração dos saberes dos estudantes do campus com os de outras instituições de ensino. Há ainda os projetos que aproximam o campus da comunidade externa e setor produtivo da região, como o Circo Social, o grupo de teatro, as aulas de rugby e a Olaria Empresa Júnior. Para valorizar o cerrado da região, o campus trabalha com Educação Ambiental, produção e plantio de mudas, participa de gincanas com a comunidade e colabora com a sustentabilidade do meio ambiente. Uma parte do terreno do campus também abriga uma das Unidades do Batalhão Escolar da região administrativa.
Assim é o IFB Campus Gama, um lugar onde a convivência entre servidores tem se mostrado por demais enriquecedora com troca de experiências pedagógicas e muita colaboração que favorecem o aprendizado dos estudantes e promovem formação continuada entre os professores e técnicos nos encontros pedagógicos realizados periodicamente. Os servidores compartilham suas experiências, porque são comprometidos com o crescimento da instituição, e essa colaboração promove uma convivência respeitável, saudável e amigável e de aprendizado para o exercício da docência e da cidadania no campus, onde servidores e estudantes têm prazer em estar.
IFB CAMPUS PLANALTINA
O IFB Campus Planaltina, antiga Escola Agrotécnica e Colégio Agrícola, foi um sonho concretizado pelo presidente Juscelino Kubistchek de construir Brasília e sua visão de promover o autoabastecimento do Distrito Federal. A Escola Agrotécnica de Brasília foi criada em 17 de fevereiro de 1959 (Plano de Metas – Lei nº 3.552, de 16 de fevereiro de 1959, e Exposição de Motivos nº 95/DOU) e inaugurada efetivamente em 21 de abril de 1962.
Em seus mais de 60 anos de história, o atual IFB Campus Planaltina está voltado à formação profissional nas áreas da Agropecuária e da Agroindústria tanto no modelo tradicional quanto no agroecológico, associadas ao eixo tecnológico dos recursos naturais.
O campus é uma das maiores escolas-agrícolas do Brasil — com área total de 2.300 hectares – com ampla estrutura de salas de aula, unidades de produção, laboratórios, biblioteca, refeitório e residência estudantil para receber os estudantes que moram distante.
Em suas salas de aula, nas chamadas Unidades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção (UEPs), os estudantes podem realizar as práticas no campo a um passo da porta das salas de aula.
O IFB Campus Planaltina oferta os cursos técnicos de nível médio Técnico em Agropecuária (nas modalidades integrado e subsequente) e Técnico em Agroindústria e os cursos de graduação Licenciatura em Biologia, Tecnologia em Agroecologia e Bacharelado em Agronomia, além de cursos a distância e de qualificação profissional. Também promove atividades artísticas, culturais e folclóricas, sempre na perspectiva da valorização do campo com qualidade de vida.
Com suas ações de ensino, pesquisa e extensão, o IFB Campus Planaltina prioriza a educação que tem como base estruturante o exercício da cidadania, o desenvolvimento da ciência, o fomento à cultura e ao trabalho, pois entende que o desenvolvimento do nível educacional é grandeza diretamente proporcional à produtividade.
Possui um histórico de projetos comunitários como, por exemplo, a Farmácia Vida (horta com produção de mudas certificadas) em parceria com o Centro de Medicina Alternativa (CEMA) e a Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal e o Centro de Equoterapia – sistema terapêutica que auxilia o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais desde o ano 2000, numa parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, entre outros projetos que marcam todos os anos a presença do IFB em eventos como o aniversário da cidade e a Agrobrasília (uma das maiores feiras de agronegócio do País).
O Campus Planaltina também tem uma trajetória de receber programas inovadores da Rede Federal, como foram as parcerias internacionais para oferta de cursos para profissionais do Benin e do Sudão e programas de economia sustentável como as Usinas Fotovoltaicas.
IFB CAMPUS RECANTO DAS EMAS
O IFB Campus Recanto das Emas pode ser definido pela imensa força coletiva, pela criatividade, pela coragem e pelos esforços incansáveis de seus servidores. Nasceu como IFB Campus Taguatinga Centro, pequeno abrigado em um antigo prédio da Receita Federal, sobreviveu em um prédio alugado, onde todos conviviam entre poucas paredes, em seu casulo de transformação. Aquele espaço e o desejo de crescimento e busca de novas frentes de atuação exigiam que o campus se transformasse; dessa forma foi necessário sair e ocupar o “seu lugar”.
Assim, buscando outra comunidade do querido quadradinho para fixar raízes e sair do casulo, chegou-se ao Recanto das Emas, local de um povo batalhador, que não tem medo de pegar no pesado, mas que busca cultura como forma de alegrar as vidas sofridas. Em 2018, após anos incansáveis de muita luta, o IFB Campus Recanto das Emas abriu suas portas para a comunidade local. Trata-se de um campus pequeno, o menor do IFB. Como nas famílias que têm muitos filhos, o campus é o caçula ou a “rapa do tacho''. Pequeno em estrutura, mas com grande coração, abriga muitos projetos, muitas ideias e muita dedicação. Localiza-se em uma chácara, que possui um pôr-do-sol dos mais lindos da região.
A vinda para o Recanto foi realmente transformadora. O campus modificou o eixo tecnológico para Produção Cultural e Design, passando a oferecer o curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo no ensino médio integrado, no Proeja e no subsequente. Os estudantes aprendem a utilizar câmeras, a editar vídeos, também escrevem roteiros, captam áudios, colocam a luz... Enfim, saem habilitados para adentrar o mundo do audiovisual. Ver e produzir filmes, documentários, curtas é parte do currículo. O IFB Campus Recanto das Emas está se transformando em uma pequena “Hollywood” na periferia do Distrito Federal.
Quando falamos de produção audiovisual, não podemos fugir do berço brasiliense: o cinema. Muitos dos docentes possuem suas trajetórias formativas atreladas ao cinema, encantando os estudantes com a beleza da sétima arte durante as aulas e com as diversas técnicas envolvidas de produções audiovisuais. Aqui, o cinema é levado a sério, seja nas aulas, seja nos projetos. O Festival Recanto do Cinema é um exemplo do trabalho e dedicação dos docentes, técnicos e estudantes para promover, divulgar e tornar acessíveis produções audiovisuais.
O campus é bem animado e adora um evento – acadêmico ou cultural. Isso fortalece e estreita laços. Assim é o IFB Campus Recanto das Emas, abraçado e acolhido pela comunidade da cidade e por seus colaboradores. Alimentado por seu coletivo, a cada dia toma mais corpo, força e sabedoria para atender ao objetivo de promover educação técnica pública e de qualidade e, ao mesmo tempo, de formar profissionais éticos para trabalhar no campo da produção audiovisual.
IFB CAMPUS RIACHO FUNDO
O IFB Campus Riacho Fundo é “sensorial, hospitaleiro e gostoso”, tem aquele ar de sensação de estar em casa, onde todos se conhecem, e que em determinado momento sobe um cheiro de comida boa chegando aos olfatos da comunidade acadêmica. Com um trabalho voltado para o eixo tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer, as atividades do campus iniciaram-se em agosto de 2011, com sede provisória, mas, com a força de trabalho dos que fazem o IFB. Em janeiro de 2015, as ações de ensino, pesquisa e extensão passaram a ser desenvolvidas em endereço próprio, em sua sede na Avenida Cedro, Fazenda Sucupira, Riacho Fundo I.
Em atenção à comunidade que participou de audiência pública, o campus oferta cursos que visam não apenas à formação profissional mas também à formação cidadã dos discentes, que têm a escolha de cursar as modalidades de ensino médio integrado, Proeja, subsequente, formação inicial e continuada, graduação e pós-graduação nos cursos Técnico e Tecnologia em Gastronomia, Técnico em Hospedagem e Tecnologia em Hotelaria, Técnico em Panificação, Técnico em Restaurante e Bar, Licenciatura em Letras/Inglês e em Geografia, Especialização em Ensino de Humanidades e Linguagens, entre outros cursos ofertados no Riacho Fundo.
Observa-se, mediante a oferta dos cursos apresentados, que os adjetivos utilizados para personificar o IFB Campus Riacho Fundo num ser sensorial, hospitaleiro e gostoso tem embasamento e que não é só a liberdade poética ora aqui utilizada. Os cursos ofertados têm cheiros, sabores, toques, simpatias, sorrisos, poesias, paisagens, e muito conteúdo, é claro, afinal formam profissionais para o mundo do trabalho do Distrito Federal (DF).
O eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer foi identificado como de extrema relevância para o desenvolvimento do Distrito Federal, pois tem, no serviço, o segundo mais importante setor de atividade. No Riacho Fundo, o setor denominado de “serviço de alimentação fora do lar” é uma área que gera grande quantidade de emprego e, mesmo em tempos de crise, é pouco afetado por se tratar de alimentação. Vale destacar que o Campus Riacho Fundo do Instituto Federal de Brasília é a única instituição do DF que oferta o curso gratuito na área de gastronomia. Outro destaque são os cursos da área de hotelaria, que levam em consideração o grande potencial de exploração turística do DF.
Com este breve histórico do IFB Campus Riacho Fundo, ressalta-se a importância dos cursos para o desenvolvimento da comunidade da região administrativa do Riacho Fundo I e adjacentes, que buscam realizar o objetivo de uma qualificação profissional, acadêmica e cidadã, que os levem a mudar, sempre para melhor, a realidade de suas vidas.
IFB CAMPUS SAMAMBAIA
O IFB Campus Samambaia, instituído em 2009, trouxe uma experiência nova para o Distrito Federal. A título de curiosidade, a região administrativa que deu nome ao campus foi assim denominada pelas plantas da espécie Samambaia encontradas em abundância no córrego que corta a região. Naquele ano, 2009, foram realizadas diversas audiências públicas para escolha de cursos técnicos nos campi do Instituto Federal de Brasília (IFB). Em Samambaia, as escolhas foram de cursos na área de construção civil, móveis e meio ambiente. Isso se fez com a participação de lideranças empresariais, políticas, trabalhistas e estudantis. Por outro lado, muita gente que desejava fazer um curso técnico e também ofertar um curso técnico para os seus filhos se fez presente.
O campus oferta hoje os cursos técnicos em Design de Móveis, em Móveis, em Controle Ambiental e em Edificações. Além desses cursos técnicos, o campus oferta os cursos superiores Tecnologia em Design de Produto, Licenciatura em Educação Profissional e encontra-se aprovado pelo Conselho Superior o curso de Engenharia Civil. Essa oferta se mantém fiel à consulta feita à população, isto é, atende-se à sociedade com profissionais e com tecnologia para resolver suas demandas.
Para que seus discentes desenvolvam linhas, formas, desenhos e possam refletir sobre soluções para o meio ambiente, o campus dispõe de uma infraestrutura de laboratórios modernos e completos, como de informática, desenho em computadores, modelagem, prototipagem, topografia, materiais de construção, qualidade de águas, solos, energia solar, instalações elétricas e hidrossanitárias. Toda essa infraestrutura é para que se cumpra um princípio fundamental para os Institutos Federais: o trabalho como princípio educativo.
Com essa infraestrutura e com profissionais de alta capacidade técnica e pedagógica, o IFB Campus Samambaia desenvolve projetos de extensão e pesquisa que visam apoiar a sociedade do DF. Entre várias ações, destacam-se a reforma dos móveis históricos do Palácio Itamaraty, reforma de centros comunitários de Samambaia e avaliação da segurança e condições de uso dos prédios públicos federais, tudo isso com tecnologia própria do IFB e para desenvolver a prática técnica e o compromisso social da instituição. Nesse contexto, com a missão de prover profissionais e tecnologias para o desenvolvimento regional e local, o campus atende a empresas e órgãos públicos para o desenvolvimento de produtos em parceria, de forma que os discentes relacionem o conteúdo com a prática.
O campus possui uma Empresa Júnior, a Tabê Design, que conecta os estudantes com o mundo do trabalho com projetos de Design de Produto nas áreas de Mobiliário, Embalagem, Decoração, Utilidades Pessoais e Profissionais; Modelagem 3D, Detalhamento, Prototipagem, bem como projetos de Design de Serviços e Consultorias nas áreas de Branding, Redesign de Produtos e Serviços e Design Thinking.
Formando e qualificando cidadãos com vistas à atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional, no IFB Campus Samambaia são encontradas as tecnologias da construção civil e da indústria (e manufatura) moveleira que buscam trazer para seus estudantes o desejo de criar visuais sofisticados, exclusivos, modernos e futuristas, e, dessa forma, a relação tríplice entre o setor acadêmico, o setor empresarial e o governo atuar em conjunto para o atendimento do desenvolvimento tecnológico e produtivo do Distrito Federal.
E o IFB Campus Samambaia também foi selecionado para receber uma Unidade da maior rede de pré-incubadoras do país, a Cocreation Lab.
IFB CAMPUS SÃO SEBASTIÃO
O IFB Campus São Sebastião tem a característica de ser o campus da comunidade. Tudo o que se faz tem a participação ativa tanto dos estudantes como dos moradores da cidade, seja em apresentações culturais, discussões políticas, mutirões, rodas de conversas, semanas científicas, ou em qualquer outra atividade organizada pelos estudantes ou comunidade.
Ao passear pelo campus, observa-se quão acolhedor ele é. E isso desde o início das suas atividades em agosto de 2011, quando estudantes, servidores e a comunidade se sentavam nos banquinhos da entrada do “Múltiplas”, embaixo de árvores muito lindas, para sonhar com o campus novo.
O Centro de Múltiplas Funções (CMF) era uma construção provisória com muitos problemas estruturais, mas ofereceu condições para o funcionamento do campus. Foi o local onde o IFB se desenvolveu em São Sebastião, mesmo em situação adversa. O CMF tinha o piso irregular na maior parte do prédio, além de outros problemas estruturais. Mesmo assim, havia uma Biblioteca, salas de aula, um laboratório de informática, salas administrativas, sala dos professores e muito entusiasmo.
As demais salas de aula do campus funcionaram em parceria com o Centro de Ensino Fundamental Miguel Arcanjo, escola pública, que cedeu salas de aula para a realização dos cursos noturnos. Essa parceria foi fundamental para que os cursos técnicos noturnos pudessem crescer e alcançar quantidade considerável de estudantes matriculados e formados.
Mesmo com a conclusão da construção da sede definitiva, em 2015, “o Múltiplas” recebeu na parte externa um redário construído pelos estudantes e a sala da árvore. Além disso, uma reforma da parte interna para implementar o CocreationLab (um espaço de coworking para ideação e pré-incubação de projetos inovadores). Lá, ainda se tem um espaço de trabalho coletivo para os professores, laboratório de física, sala de artes e a LudoIF (Ludoteca, que atende crianças da comunidade e recebe estudantes dos cursos de Monitor infantil e Pedagogia para realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão e ainda acolhe o batalhão escolar).
Como uma família, a comunidade se reúne em mutirões para plantio de espécies nativas ou adaptadas ao solo e ao clima local, que proporciona espaços agradáveis e adequados ao convívio por meio de sombra, redários, jardins e embelezamento do IFB Campus São Sebastião. No espaço há um viveiro e uma horta de plantas medicinais executada e mantida com a colaboração de alunos, professores, servidores e equipe do NEA (Núcleo de Estudos Agroecológicos).
O campus oferta diversos cursos, como cursos de formação inicial e continuada (FIC) – Auxiliar Administrativo, Monitor Infantil e Gestão de projetos ambientais, DOULA, Viveiricultura, Horticultura, Libras, Preparatórios PAS-UNB, Auxiliar de Marketing; três cursos técnicos subsequentes – Técnico em Secretaria Escolar, Técnico em Secretariado e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Educacionais; além dos cursos de graduação de Licenciatura em Letras, Licenciatura em Pedagogia e Tecnologia em Secretariado. Oferta, ainda, dois cursos de Ensino Médio Integrado (Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Educacionais e Administração) e Proeja em Secretariado.
O IFB Campus São Sebastião possui infraestrutura de acessibilidade com rampas de acesso em todos os blocos, elevador para transporte de livros e pessoas com dificuldades de locomoção na biblioteca e banheiros.
Transpondo os muros da instituição e da reclusão acadêmica, o IFB Campus São Sebastião envolve sua comunidade para difundir a pesquisa e a ciência nos espaços públicos, relacionando-se com o mundo externo na busca de soluções e melhorias para ampliação da qualidade de vida e bem-estar, proporcionando uma formação que articula ciência, cultura e trabalho.
IFB CAMPUS TAGUATINGA
O IFB Campus Taguatinga é uma instituição de ensino, pesquisa e extensão com atuação no desenvolvimento científico, com foco em novas tecnologias e design, atuando nos eixos tecnológicos Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Produção Cultural e Design e Produção Industrial. O campus iniciou suas atividades em 2010, em uma sede provisória, com a oferta de cursos de formação inicial e continuada (FIC) e um curso técnico subsequente. Em agosto de 2011, as atividades do campus foram transferidas para a sede definitiva, na QNM 40, Área Especial 1, possibilitando assim a ampliação da oferta de cursos.
Os cursos ofertados pelo campus não focam apenas na formação profissional, mas também na formação cidadã, tecnológica, empreendedora e inovadora dos discentes, que tem à disposição 10 cursos, entre técnicos e superiores: Técnico em Eletromecânica, Técnico em Suporte e Manutenção em Informática, Técnico em Vestuário, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Artesanato (PROEJA), Bacharelado em Ciência da Computação, Licenciatura em Computação, Licenciatura em Física, Tecnologia em Automação Industrial e Tecnologia em Design de Moda.
Na extensão, o campus também oferta, considerando as demandas da comunidade, cursos de formação inicial e continuada nas diversas áreas de conhecimento dentro de seus eixos de atuação, além da realização de parcerias com os setores produtivos do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE).
Na pesquisa, há o desenvolvimento de projetos específicos e multidisciplinares que permeiam diversas áreas de conhecimento e demandas dos setores produtivos, com projetos nas áreas de mecânica e automação industrial, computação e vestuário.
Além das ações de ensino, pesquisa e extensão, o campus mantém as portas abertas para a comunidade disponibilizando acesso público à biblioteca e ao acervo bibliográfico. Também são colocados à disposição da comunidade estruturas como: sala maker, auditório, ginásio poliesportivo e salas em geral.
Com esse breve histórico do IFB Campus Taguatinga, ressalta sua importância para a região e adjacentes com disponibilização de estrutura e a oferta de uma formação pública e de qualidade, contribuindo para o aumento da qualidade de vida da comunidade atendida.
Redes Sociais