Página inicial > Reitoria > Bancada do DF destina mais de 21 milhões para o IFB em 2024

Bancada do DF destina mais de 21 milhões para o IFB em 2024

Criado: Quinta, 28 de Dezembro de 2023, 16h18 | Publicado: Quinta, 28 de Dezembro de 2023, 16h18 | Última atualização em Quinta, 28 de Dezembro de 2023, 16h38 | Acessos: 1026

O Instituto Federal de Brasília (IFB), graças a uma bem-sucedida mobilização junto à bancada federal do Distrito Federal, receberá um aporte significativo de recursos para o ano de 2024. A gestão, que assumiu a reitoria em agosto de 2023, focou em captar emendas para complementação orçamentária, resultando em um montante expressivo de R$ 21.262,000,00 (vinte e um milhões e oitocentos e sessenta e dois mil reais) adicionais, divididos entre investimento e custeio.

A definição de projetos para a indicação de emendas contou com uma colaboração estratégica entre o Gabinete da Reitoria e a comunidade escolar do IFB, visando prioridades institucionais. Adilson Cesar Araujo, Assessor de Articulações Políticas do IFB, enfatizou que no processo de captação de recursos foram priorizados projetos institucionais com vistas a fortalecer a integração e o compromisso social da instituição com a sociedade, por meio de desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão que contribuam com a permanência, o êxito escolar, a inclusão social, o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica para transformar as vidas das pessoas e a realidade da comunidade onde estão inseridos os campi do IFB.

A reitora Veruska Machado expressou sua gratidão à bancada do DF pelas emendas destinadas ao IFB. Destacou ainda que os recursos captados em 2024 serão direcionados para a garantia de bolsa auxílio-alimentação para estudantes do Ensino Médio, a revitalização e modernização da infraestrutura do IFB, o apoio à manutenção dos campi, a ampliação das ludotecas, a ampliação e a consolidação do complexo desportivo do IFB (construção de quadras de areias, reformas de ginásios e construção de ginásio), os recursos para os Jogos e o ConectaIF, e o desenvolvimento de projetos e ações institucionais de ensino, pesquisa e extensão nos territórios.

Para otimizar a execução dos projetos, a reitoria planeja criar a Central de Projetos do IFB em 2024, que coordenará, monitorará e avaliará as iniciativas desenvolvidas por meio de emendas e parcerias. Outra iniciativa prevista é a elaboração do portfólio de projetos do IFB, visando facilitar a captação de emendas e ampliar parcerias com órgãos públicos, instituições sociais e empresas.

Abaixo, segue a lista dos parlamentares e os valores destinados ao IFB em 2024:

- Professor Reginaldo Veras (PV): R$ 11 milhões
- Érika Kokay (PT): R$ 3 milhões
- Senadora Leila Barros (PDT): R$ 3 milhões
- Júlio Cesar (Republicanos) / Paulo Fernando (suplente): R$ 1 milhão
- Emenda de bancada /classificação RP2: R$ 1,4 milhões
- Emenda de bancada Federal do DF: R$ 662.000,00
- Senadora Damares Alves (Republicanos): R$ 1 milhão
- Bia Kicis (PL): R$ 200 mil

O IFB destaca que esse resultado reflete o reconhecimento da função social da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, ressaltando, no entanto, a necessidade de um orçamento justo para garantir educação de qualidade para todos. A comunidade do IFB agradece o apoio da bancada do Distrito Federal na missão contínua de transformar vidas por meio da educação.