Página inicial > Reitoria > Os campi do IFB estão promovendo, nesta semana, ações de sensibilização às necessidades dos PNE

Criado: Quarta, 19 de Setembro de 2012, 12h06 | Publicado: Quarta, 19 de Setembro de 2012, 12h06 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2452

Os vários campi do IFB estão promovendo, durante esta semana (17 a 23 de setembro), uma série de atividades de promoção das políticas de inclusão das pessoas com necessidades específicas na Instituição. As ações estão sendo coordenadas pelo NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas).

O NAPNE desenvolve políticas de acesso em todo o IFB. Na foto, estudantes cegos do Instituto com dificuldades de acesso em área sob responsabilidade de outros órgãos públicos. O NAPNE busca parcerias para adaptar também esses acessos fora dos nossos campi.De acordo com a coordenadora do NAPNE do Campus Taguatinga Centro, Patrícia Silva Santiago, esta é uma semana nacional de sensibilização, que tem o objetivo de levar as pessoas a refletirem sobre o direito de acessibilidade dos Portadores de Necessidades Específicas (PNE). Ela ressalta que é preciso promover tanto ações arquitetônicas com prédios acessíveis quanto mudanças de atitudes que deixem os técnicos administrativos, estudantes e docentes mais informados sobre  essa questão.

Patrícia afirma que o IFB ainda não está totalmente preparado para receber os PNE, pois, além das dificuldades de acesso aos prédios, há, também, necessidade de realização de qualificações e formação de pessoas que tenham condições de atuar na promoção do acesso. Ela diz que as estruturas arquitetônicas do IFB estão sendo adaptadas aos poucos, de acordo com o aparecimento da demanda, mas que, no momento, nenhum dos nossos prédios segue por completo a Normativa NBR 9050, que regula a construção de prédios totalmente acessíveis.

Veja a programação do seu Campus, informe-se no seu NAPNE e participe:

Atividades do Campus Taguatinga

• Realizar visitação ao CAIC Metropolitana para assistir ao Jogo de Basquete com Cadeirantes.
  • Realizar visitação a ONG Comissão Jovem Gente como a Gente – Planaltina – DF.
  • Ministrar dinâmica: Viver o Outro.
  • Despertar nos servidores o engajamento, a integração e a sensibilização da diversidade.
  • Proporcionar Desfile Fashion inclusivo de Crianças com Necessidades Específicas de Sobradinho – DF.
  • Confeccionar documento apontando os entraves estruturais para pessoas com necessidades específicas nesse Campus, que deverá ser encaminhado ao diretor da unidade e também ao Reitor do IFB.

Campus Planaltina

• Jogo de vôlei sentado,  que será na sexta-feira, às 13h30.

Campus Gama

• Elaboração de uma cartilha de acessibilidade para os servidores do Campus. A cartilha detalha as necessidades específicas dos alunos do Gama e sugere estratégias de inclusão e acessibilidade. Também constará legislação sobre PNEs.
  • Futebol da acessibilidade. Hoje, quarta-feira, à tarde, os servidores colocarão vendas nos olhos e jogarão futebol com a bola de guizo.
  • Nesta quinta-feira, 20, o Campus Gama vai até o Campus São Sebastião e promove a apresentação de filmes e oficinas de sensibilização.

Campus Brasília

• Na segunda-feira, 17, organizou uma visita de estudantes PNE's do IFB à Reitoria.

Campus Taguatinga Centro
Será exibido nesta quinta-feira, 20, às 16h, o filme "A história do movimento político das Pessoas com deficiência no Brasil', com debate ao final.