Página inicial > Reitoria > IFB firma parceria com o Ministério da Justiça para ofertar cursinhos populares

IFB firma parceria com o Ministério da Justiça para ofertar cursinhos populares

Criado: Quinta, 01 de Fevereiro de 2024, 11h01 | Publicado: Quinta, 01 de Fevereiro de 2024, 11h09 | Última atualização em Quinta, 01 de Fevereiro de 2024, 11h09 | Acessos: 494

O Instituto Federal de Brasília (IFB) lançará em breve duas turmas de cursinhos populares preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outras avaliações para cursos superiores. O lançamento do edital para a seleção dos estudantes do cursinho, assim como dos professores e monitores do projeto, está previsto para o final de fevereiro.

Equipes - A primeira etapa será a seleção dos dois campi que receberão os cursinhos, professores do IFB para coordenar as atividades e 22 professores para lecionarem durante os dois anos do projeto. Além disso, 20 estudantes de licenciaturas e pós-graduação do IFB serão selecionados para auxiliar no monitoramento dos cursos durante a execução do cursinho, todos recebendo bolsas.

Turmas - Durante o período de dois anos serão selecionados 80 estudantes do Ensino Médio e do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) por ano, totalizando 160 alunos até o final do projeto, com pagamento de bolsas.

Pronasci -  A iniciativa é resultado de uma parceria com a Secretaria de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Saju/MJSP) formalizada na tarde desta terça-feira (31), através de um Termo de Execução Descentralizada (TED) para a execução do Cursinho Popular do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). O IFB desenvolverá o projeto piloto da iniciativa no Distrito Federal, priorizando criar oportunidades para grupos vulnerabilizados que vivem em territórios com alto índice de violência possam ingressar em cursos superiores.

Na solenidade de assinatura do Termo, participaram o secretário de Acesso à Justiça do MJSP, Marivaldo Pereira, a coordenadora do Pronasci 2, Tamires Sampaio, e a reitora do IFB, Veruska Machado.

Marivaldo Pereira agradeceu a parceria do IFB e falou sobre a construção do projeto. "Essa iniciativa surgiu de pessoas que passaram por cursinhos populares, como eu, Tamires e nosso coordenador, Vinícius Machado.

Já Tamires Sampaio explicou a atuação do Pronasci nos 163 municípios em que o programa está sendo implementado, ressaltando a importância da iniciativa para os jovens negros das periferias do país. "Nosso objetivo é proporcionar expectativas de futuro para esses jovens", salientou. Tamires também destacou que o Pronasci deve impactar jovens do sistema socioeducativo. "A ideia é trazer esses jovens para o programa, seja por meio de oficinas, cursinhos populares ou profissionalizantes para o mercado de trabalho."

A reitora do IFB, Veruska Machado, ressaltou a importância do projeto de extensão para o Instituto. "Essa perspectiva de educação popular é muito valiosa para nós. O projeto tem um efeito multiplicador, trazendo jovens da periferia, muitas vezes sem acesso a uma educação de qualidade, permitindo que eles sonhem em alcançar outros espaços, além da possibilidade de continuar, para aqueles que ingressaram, por meio de bolsa de permanência, seja como professor ou monitor do cursinho", falou, reforçando ainda que o projeto poderá ser replicado nacionalmente por meio da Rede Federal.

"Além de contemplarmos grupos vulneráveis, o edital prevê também ações afirmativas para diversificar o perfil dos estudantes dos cursinhos. Estamos muito felizes em trazer o Governo Federal para a pauta da educação popular", garante o coordenador-geral de Direitos da População Negra da Saju/MJSP, Vinicius Machado.

Com colaboração da Assessoria do MJSP