Página inicial > Reitoria > Ano Letivo 2024 no IFB tem início com o Encontro Pedagógico Unificado

Ano Letivo 2024 no IFB tem início com o Encontro Pedagógico Unificado

Criado: Quarta, 07 de Fevereiro de 2024, 09h20 | Publicado: Quarta, 07 de Fevereiro de 2024, 09h20 | Última atualização em Quarta, 07 de Fevereiro de 2024, 09h21 | Acessos: 1027
imagem sem descrição.

O ano letivo do Instituto Federal de Brasília foi oficialmente aberto com o Encontro Pedagógico Unificado (EPU) nessa terça-feira, 6 de fevereiro, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Pluralidade, inclusão, relações humanas, mediação de conflitos e comunicação não violenta foram os temas centrais debatidos na manhã do encontro, que começou de uma forma bem animada com o coral 60+ do IFB Campus Ceilândia, sob a regência do professor Hugo Souza.

Logo após, as pró-reitoras de Ensino, Rosa Amélia; Pesquisa e Inovação, Simone Gontijo; e Extensão e Cultura, Diene Ellen, apresentaram um balanço das atividades realizadas e as novidades e planos para cada uma das suas respectivas áreas neste ano de 2024.

O deputado distrital Gabriel Magno e os federais Erika Kokay e Reginaldo Veras também fizeram um breve uso da palavra para um auditório lotado, ratificando o apoio e o compromisso com as pautas da comunidade estudantil do IFB.

Em seguida, a reitora do IFB, Veruska Machado, destacou os três eixos que seguirão norteando a gestão neste ano de 2024: humanização do espaço escolar, integração entre as pessoas e as estruturas do IFB e a democratização da Educação pautada na escuta da comunidade.

Por fim, o debate seguiu com as professoras e pesquisadoras da UnB Flávia Beleza e Ana Magnólia Mendes e o diretor de Comunicação do IFB, Jefferson Sampaio, que formaram a mesa com a temática “A mediação de conflitos e a comunicação não violenta no âmbito escolar”. O debate teve mediação da psicóloga do IFB Campus Planaltina Lorena Costa.

“Essa temática foi trazida ao longo do ano de 2023 pelas coordenações pedagógicas e também veio à tona em vários outros fóruns presentes na instituição”, destaca a reitora Veruska Machado. “O conflito é necessário para que a gente cresça. É na adversidade que a gente cresce; porém, a gente precisa lidar com o conflito para poder chegar em consensos possíveis”, finaliza a reitora.

No período vespertino, as atividades da EPU seguiram no formato virtual, com relatos de experiências exitosas e salas temáticas.