Ouvidoria-Geral da União comemora o Dia da Ouvidoria no IFB
Na última terça-feira, 19 de março, a Ouvidoria-Geral da União (OGU) realizou o evento em celebração ao Dia da Ouvidoria no Instituto Federal de Brasília (IFB).
A abertura do evento contou com a participação do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho; da reitora do IFB, Veruska Machado; da ouvidora-geral da União, Ariana Frances; da secretária-adjunta de Governo Digital do Ministério de Gestão e Inovação, Luanna Sant'Anna Roncaratti; e da ouvidora do Instituto, Carolina Rodrigues de Barcellos Nascimento.
Em sua fala, a reitora do IFB reafirmou o compromisso com as melhorias dos serviços do Instituto pautados nas manifestações recebidas do público interno e externo e a importância da Ouvidoria como termômetro na qualidade e necessidades institucionais.
Na ocasião, o ministro da CGU assinou a portaria de procedimentos do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal (Sisouv). O normativo substituirá a Portaria CGU nº 581, de 9 de março de 2021, que estabelece orientações para o exercício das competências das unidades do Sisouv.
Além disso, o evento contou com as palestras da psicanalista Maria Homem com o tema "Estamos bem? Uma reflexão sobre as relações de trabalho, saúde mental, escolhas éticas e felicidade na atualidade" e da secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, com o tema "Desafio da Inclusão e o papel das Ouvidorias".
O dia 16 de março é nacionalmente designado como Dia do(a) Ouvidor(a). Instituído em 2012 pela da Lei nº 12.632, a data faz referência à criação da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO), em 1995.
Para acesso do conteúdo na íntegra, acesse Dia da Ouvidoria - 2024.
Fotos: Foto: Karla Couto - ASCOM/CGU
Redes Sociais